A final do programa Prefeito Jovem Mogi das Cruzes, versão 2019, será realizada hoje, no Theatro Vasques, das 8 às 11 horas. A Secretaria de Cultura e Turismo divulgou na semana passada a relação dos 15 projetos selecionados para apresentação final diante do júri para a escolha dos vencedores.
Estão concorrendo os grêmios das Escolas Estaduais Adelaide Maria de Barros, Cláudio Abrahão, Koheji Adashi, Dagoberto José Machado, Heráclides Batalha de Camargo, Euryclides de Jesus Zerbini, Firmino Ladeira, Ilson Gomes, Isaac Grinberg, Josephina Najar Hernandez, Laurinda Cardoso Mello Freire, Lucinda Bastos, Maria Rodrigues Gonçalves, Paulo Tapajós e Sylvia Mafra Machado.
Pelas regras do programa, todos tiveram de desenvolver uma ação solidária, em benefício de uma entidade do bairro onde a escola está inserida ou da cidade como um todo, gravar a ação em vídeo e publicá-lo no Youtube. Antes disso, os grêmios participantes fizeram uma pesquisa de hábitos culturais, por meio da qual entrevistaram 50 pessoas cada, sendo 20 alunos da escola, dez profissionais da unidade de ensino e 20 moradores do entorno.
Os projetos classificados partiram de iniciativas como participação na Campanha do Agasalho, limpeza e manutenção de espaços públicos, coleta de lixo, atendimento a idosos e moradores em situação de rua, incentivo à leitura, reforço nos estudos, recreação para crianças, adoção e alimentação de animais, arrecadação e doação de cobertores, roupas e alimentos.
Sairão dos grêmios que tiverem os projetos mais bem avaliados o Prefeito e Vice-prefeito Jovem Mogi das Cruzes 2019, nas categorias masculina e feminina. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de posse acontecerão no dia da final.
O programa Prefeito Jovem é uma parceria da prefeitura com a Diretoria Regional de Ensino, que tem como objetivo criar e fortalecer o diálogo entre a juventude e o poder público municipal, em prol de políticas públicas que atendam aos anseios dos jovens. O programa também oferece aos estudantes do Ensino Médio e membros de grêmios experiência nos espaços de gestão pública, ao mesmo tempo em que estimula o espírito de cidadania e os conceitos de coletivismo e participação.
A participação no programa por parte dos grêmios estudantis se deu a partir de inscrições, que foram abertas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em junho deste ano. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.