O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, publicou ontem no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para a contratação das obras de recuperação e melhorias na drenagem da Estrada Municipal da Duchen, no Distrito de Palmeiras, em Suzano.
A sessão pública para abertura das propostas e recebimento da documentação das empresas participantes será no dia 24 de setembro, às 14h30, na sala de licitações na sede do DER, em São Paulo. A modalidade de concorrência é do tipo menor preço.
O projeto prevê recuperação no pavimento, novo sistema de drenagem, alteamento da pista do km 0 ao km 0,200m e entre os kms 4 e 4,300m, e revitalização completa da sinalização horizontal. O prazo previsto para conclusão das obras é de seis meses, após o início dos trabalhos.
O investimento orçado pelo governo do Estado é de R$ 6.152.608,95 milhões. As melhorias na estrada vicinal foram anunciadas em julho pelo governador João Doria, durante visita ao Alto Tietê.
As empresas interessadas em participar do certame poderão consultar o edital pela internet no site oficial do Departamento http://www.der.sp.gov.br ou diretamente na sede do órgão na capital paulista.
Nesta semana o deputado Estevam Galvão realizou audiência com o vice-governador Rodrigo Garcia para cobrar, entre outras pendências na cidade, agilidade neste processo. A publicação da licitação aguardava apenas a assinatura do governador João Doria.
"Vencemos mais uma etapa. Com a licitação aberta, as empresas interessadas em realizar a obra entregam a documentação exigida e o Estado pode enfim iniciar as obras na Duchen. Uma luta nossa iniciada há quase um ano que está se concretizando. Caso não haja algum entrave durante o processo licitatório, é possível emitir a ordem de serviço para o início das obras ainda neste ano. Os recursos já estão autorizados pelo governo do Estado", considerou Estevam."
A demanda chegou até o deputado no final do ano passado, por meio de um grupo de moradores da Duchen. Ciente da necessidade da obra, Estevam recorreu ao Governo do Estado. "Apesar de ser uma estrada vicinal e portanto de responsabilidade da Prefeitura Municipal, a cidade não tem condições de arcar com o custo da obra. Pedimos ajuda ao governador João Doria e fomos atendidos", relembra Estevam.