O trabalho de fiscalização eletrônica é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para ampliar a segurança viária na cidade. A atuação também conta com o trabalho dos agentes municipais de trânsito, educação para o trânsito, engenharia de tráfego e sinalização.
"São três eixos desenvolvidos: a Educação para o Trânsito, a fiscalização e as ações de engenharia e sinalização. Além disso, também foi criado o Comitê Municipal de Segurança Viária, com a participação de órgãos que atuam diretamente na prevenção e atendimento de acidentes", explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
Com este trabalho, a cidade vem conseguindo diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito nos últimos anos, de acordo com dados do sistema Infosiga, do governo do Estado. Nos primeiros sete meses deste ano, o número se manteve estável em 40 mortes, somando-se as vias municipais e estaduais.
Entre as ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas está a presença da Escola Mirim de Trânsito nas edições do programa Bairro Feliz. Além disso, em maio, foram desenvolvidas ações educativas do Movimento Maio Amarelo que impactaram cerca de 200 mil pessoas, direta ou indiretamente. Outra ação importante é o Projeto Escola, que neste ano atenderá a região da avenida Kaoru Hiramatsu, beneficiando cerca de 1,5 mil estudantes.