A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo disponibilizou ontem, no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a minuta de anteprojeto de lei atualizada com as sugestões apresentadas pela população e acolhidas pela administração municipal durante a audiência pública realizada no dia 20 de julho. Após a publicação, o projeto será encaminhado ao Conselho Municipal da Cidade (Concidade), para análise em reunião deliberativa, e em seguida irá para a Câmara, onde haverá a tramitação da proposta entre os vereadores.
Entre as propostas apresentadas pela população e acatadas pela prefeitura estão a criação de um novo distrito (Cocuera) e a definição de novos bairros (Parque Monte Líbano, Toyama e Vila Municipal). Um dos propósitos do processo de revisão do Plano Diretor é a criação administrativa dos bairros da cidade, já que atualmente a divisão acontece apenas pelos loteamentos. Os nomes dos bairros são convenções utilizadas pelas pessoas.
O secretário municipal de Planejamento, Claudio de Faria Rodrigues, explica que o processo de revisão do Plano Diretor envolve uma série de aspectos importantes para o cotidiano, como este, além de objetivos centrais como estimular o crescimento planejado do município, conciliando progresso e qualidade de vida.
"A Prefeitura trabalhou para que esse processo fosse o mais transparente e democrático possível, ouvindo a sociedade e oferecendo uma proposta que contemple o maior número de soluções", afirma.