Uma comitiva de autoridades da cidade de Nanping, na China, esteve na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na noite de terça-feira passada. Em visita oficial ao Brasil, o grupo foi recebido na sede, em Mogi das Cruzes, por prefeitos, vereadores e empresários. No encontro foram destacadas as principais características das cidades que integram a região e o interesse de Nanping em promover o intercâmbio cultural e comercial com o Alto Tietê.
Liderada por Jianping Huang, presidente do Comitê de Negócios de Nanping, e composta por outros quatro secretários do governo local, a comitiva de autoridades chinesas ficou impressionada com a diversidade econômica do Alto Tietê, que possui forte atuação na agricultura, comércio, indústria, serviços e turismo. Um dos destaques que mais chamou a atenção é a localização estratégica da região, próxima de aeroportos, portos e servida por importantes rodovias.
"Somos hoje um dos maiores consórcios de São Paulo e do Brasil. A região tem três milhões de habitantes, equivalente a Nanping, e está aberta a parcerias com a China para desenvolver as áreas de negócios e cultura", afirmou o presidente do Condemat, prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), ao lado dos prefeitos José Luiz Monteiro (MDB), de Arujá, e Fábia Porto (PRB), de Santa Isabel; e os vice-prefeitos de Ferraz de Vasconcelos, Karim El Nashar (PP), e Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB).
O chefe da delegação chinesa ressaltou que, assim como o Alto Tietê, Nanping abriga uma grande reserva de água do país asiático e está cercada por montanhas e florestas. "Nossa visita tem o objetivo de conhecer o Alto Tietê e também a expectativa de promover um laço cultural e econômico com uma região que é promissora", disse Jianping Huang.