Duas capivaras foram vistas ontem em frente ao prédio da Câmara de Mogi das Cruzes paradas embaixo de uma árvore. Segundo informações dos moradores da região, os animais permaneceram no local até a chegada da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que capturou os exemplares.
Os animais foram vistos de madrugada pelos funcionários da câmara, que logo avisaram o Zoonoses. A equipe chegou ao local e tentou a captura dos mamíferos, porém, os animais fugiram em direção a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e ficaram lá até a captura pela equipe de controle.
De acordo com a prefeitura de Mogi, os animais foram capturados e soltos nos fundos do Parque Centenário, em Cezar de Souza, área natural mais próxima de onde elas podem ter escapado. As capivaras estavam bem e eram animais jovens que possivelmente desgarraram-se do grupo durante a noite.
Não é a primeira vez que um animal silvestre aparece a região. No mês passado, um ratão do banhado havia sido visto tomando sol na calçada de uma casa em César de Sousa, antes de ser recolhido pela equipe do Zoonoses, que devolveu o animal para a natureza.
A prefeitura informou que o município é cercada por áreas ambientais, como Serra do Itapeti e Serra do Mar, é também margeada pelo rio Tietê, o que favorece ocorrências como essas, principalmente diante do crescimento urbano.
Em casos como esses, o munícipe pode solicitar a retirada de animais silvestres pelo Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 4792-8585. O Centro fica na estrada Santa Catarina, em César de Souza.
*Texto supervisionado pelo editor.