A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que há pouco mais de dois anos oferece o projeto Estimulando a Vida, voltado para crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, inova e amplia o número de vagas para atendimento a crianças dos demais municípios do Alto Tietê. Nesta nova fase, serão oferecidas mais 20 vagas para o Alto Tietê, incluindo Mogi, e o interessado deve fazer uma inscrição prévia na Secretaria de Saúde do município onde vive.
Até o momento, o projeto "Estimulando a Vida" dá assistência a 48 crianças, que passam por atendimento com uma equipe multidisciplinar, nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e pediatria, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e coordenação de Jorge Alberto Ferreira Santos e Aldri Maria Lourenço Rodrigues, da APAE mogiana.
O lançamento da nova fase do projeto, que começou com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e agora conta com a adesão do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), ocorrerá neste sábado, às 10 horas, com a presença da diretoria da Apae de Mogi das Cruzes, sob a presidência de João Montes, autoridades (municipais, estaduais e federais) e demais convidados, no auditório do prédio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
O presidente da entidade de Mogi, João Montes, falou sobre essa nova etapa de atendimento da instituição, por meio do "Estimulando a Vida": "Estamos ampliando o nosso atendimento, que passa a ser regional, o que nos dá a possibilidade de atender crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade das demais cidades que integram o Alto Tietê, além de Mogi. É uma semente que vamos plantar, com a abertura dessas 20 vagas, e que pode servir de inspiração para que as outras Apaes da região também possam trilhar esse caminho e buscar recursos no PRONAS. Atualmente, a Apae de Mogi possui uma equipe engajada na captação de recursos e especializada na inscrição de projetos em órgãos especializados, como o Condeca e o PRONAS, do Ministério da Saúde", explica o presidente.
De acordo com o gestor de projetos da Apae de Mogi, Jorge Alberto Ferreira Santos, o atendimento às crianças será feito duas vezes por semana. Hoje, o atendimento ocorre uma vez por semana, com sessões em dois dias, divididos em turmas. "Ter a oportunidade de fazer esse tratamento desde o início da vida, pode ajudar a 'dar um salto' na qualidade de vida de quem nasceu com deficiência intelectual múltipla. Afinal, quanto mais estimulada a criança for, mais qualidade de vida ela tende a ganhar. Elas irão passar por atendimentos com fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, que se empenham para estimular os bebês", diz Jorge Alberto.
A Apae de Mogi das Cruzes está localizada na rua Carmem de Moura Santos, 134, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4728-4999.