A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos recebeu mais quatro profissionais do programa do governo federal "Mais Médicos". Os doutores atenderão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Jardins Rosana, São Lázaro e São José, atuando na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que tem como foco a prevenção e conta com visitas domiciliares em bairros carentes. Os médicos começam o treinamento no dia 4 de janeiro.
Os profissionais, que são brasileiros, mas formados no exterior, são generalistas e além de prestarem atendimento nas UBSs e a domicílio, também farão atividades coletivas de educação e saúde ministrando palestras. Dos quatro profissionais, a médica Thiesa Quaresma e o doutor Ramon Lucas são de Minas Gerais, já as médicas Sandra Fuza e Mônica Alves são de Rondônia e Praia Grande, respectivamente. Na oportunidade, o prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB) e o secretário da pasta, Juracy Ferreira da Silva, apresentaram a Secretaria de Saúde aos médicos.
Segundo a médica Sandra Fuza, ela e os novos doutores estão felizes por estarem em Ferraz, ajudando a comunidade no cuidado e prevenção de doenças. "Este é meu primeiro emprego como médica no Brasil e estou muito otimista. A expectativa é grande e positiva, pois esperamos contribuir com a saúde de quem mora em áreas de vulnerabilidade e precisa de mais atenção", ressalta.
Para o secretário Juracy Ferreira, a chegada dos médicos vem para integrar e reforçar a interdisciplinaridade da ESF, ao passo que a equipe já é formada por 12 médicos do programa. "Nunca tivemos tantos médicos envolvidos em um projeto como este na cidade. Estamos muito entusiasmados com a chegada destes novos profissionais que vão ajudar na prevenção dentro das UBSs e também nas casas de pacientes acamados. Desejamos a eles uma ótima e proveitosa passagem por Ferraz", afirma.
O prefeito em exercício, Izidro, explica que os médicos vão atuar na saúde básica e que as visitas serão regulares. "Quero dar as boas vindas aos novos doutores, que ajudarão no avanço da saúde local. Enviamos a solicitação ao governo federal e fomos atendidos, agora os médicos vão se adaptarem e se instalarem na cidade para que comecem a atender nas UBSs. Estou animado com a chegada deles e tenho certeza que a população ferrazense só irá ganhar com mais essa conquista", conclui Izidro.