Com a finalidade de comemorar os seus 12 anos de trajetória, o Teatro da Neura promove, entre os dias 7 e 29 de maio, mais uma edição do Neurofobia, evento realizado anualmente, sempre em maio, para celebrar o aniversário do grupo. A abertura da programação ocorre no dia 7 com uma festa no La Torre Music Bar com apresentação da banda mogiana Topsyturvy, além da discotecagem da DJ Suepa e de Heloize Campos.
O evento, que começa às 22 horas e tem ingresso no valor de R$ 5, terá intervenções musicais feitas pelo grupo durante a festividade. Todo o lucro adquirido será revertido para a manutenção do Espaço N de Arte e Cultura, a sede da companhia teatral. O La Torre Music Bar está localizado na rua Diogo Cebrian, 95, no centro de Poá.
Durante a festa, a companhia teatral lança o projeto "Santo de Casa", que será realizado no Espaço N. A iniciativa abrange as peças "Vereda da Salvação", de Jorge Andrade e dirigido pelo ator Fernandes Junior, e "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros - Um Ensaio Para o Sábado de Aleluia", escrito pelo dramaturgo Antônio Nicodemo, que divide a direção com a atriz Lígia Berber. Ambas serão encenadas em formato de leitura encenada e estão com estreia marcada para novembro e agosto, respectivamente. As fotos da iniciativa foram cedidas pela fotógrafa Lethicia Galo.
"Esperamos que a festa receba uma quantidade significativa de pessoas, porque temos a tradição de aproximar o público, os amigos e os familiares do Neura nesse evento. É uma forma, também, de conhecer quem nos assiste. O nome 'Santo de Casa' surgiu quando notamos que as peças têm semelhanças, como religião, sobrevivência na terra e discussão sobre Deus", comenta Nicodemo, diretor do grupo.
Além disso, o Neurofobia possibilita ao público a oportunidade de conferir a reestreia da peça "O Velório", que conquistou, em 2012, o Programa de Ação Cultural (ProAC) no quesito Produção e Circulação de Espetáculo Teatral em Cidades com menos de 50 mil habitantes. O espetáculo, que estreou em 2013, será encenado pela primeira vez na sede da companhia teatral e passou por algumas modificações.
De acordo com Nicodemo, que é o fundador da companhia teatral, a reestreia do espetáculo na sede do Neura é simbólica, pois a peça integra a Trilogia dos Sacros Dias, o qual o espetáculo "O Menino Gigante" faz parte. "A ansiedade para apresentar a peça está grande. Temos divulgado os ensaios nas redes sociais e o público tem reagido bem. O espetáculo conta com algumas modificações, que são o reflexo do amadurecimento dos atores", finaliza.