Com o tema "Gambarimashou!", o tradicional festival da colônia japonesa de Mogi das Cruzes, o Akimatsuri, inicia neste fim de semana sua 31ª edição. A expressão japonesa, segundo Roger Kayasima, um dos coordenadores da festividade, tem o sentido de "vamos à luta" e remete ao esforço para superar a crise atual do País, como também para os atletas em busca de medalhas nas Olimpíadas, que serão disputadas no Rio de Janeiro. O Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, localizado na avenida Japão, 5.919, Porteira Preta, recebe o evento, que estará aberto hoje e no próximo sábado, das 10 às 22 horas, e amanhã e no próximo domingo, das 10 às 20 horas. Mais informações sobre a programação e a venda de ingressos pelo telefone 4791-2022 ou pelo site www.akimatsuri.com.br.
Com diversas atrações, o festival tem o objetivo de manter a tradição e a cultura japonesa, e apresentá-las ao público que não conhece. Entre as novidades deste ano, o Pavilhão de Exposição Cultural e Agrícola, onde ficam expostos os itens produzidos pelos agricultores da região foi integrado ao Centro de Negócios da festa, que reúne cem estandes de empresas, e agora estará próximo ao palco de shows. Serão mais de 500 expositores no Pavilhão Agrícola.
Outros destaques são as mais de 60 atrações artísticas e culturais, ao longo dos quatro dias, além dos concursos de beleza, como o Miss Akimatsuri, que ocorre hoje, às 20 horas. Antes, por volta das 17h45, será realizada a cerimônia do Tooru Nagashi. "É um evento muito tradicional no Japão, uma homenagem aos antepassados. Há uma procura enorme para soltar os barquinhos no lago. Eles têm uma vela acesa e são decorados com desenhos e caracteres japoneses", explica Kayasima. Os barcos estarão à venda no evento.