Dar voz e vez aos artistas da região, difundir a arte e fortalecer a cultura no Alto Tietê. Este é o propósito do coletivo Sarau na Galeria, que em 2016 completa três anos de existência. O grupo, que se reúne em uma escola de Suzano todo o segundo sábado do mês, mistura música, teatro, fotografia, artes plásticas, dança e poesia e busca levar uma mensagem positiva para as pessoas que participam dos encontros.
O projeto recebe o apoio da Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Resende Silva, local onde é realizado. O endereço é rua Basílio Valente Aguiar, 19, no Jardim São Jorge, em Suzano.
Este mês é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, e o Sarau na Galeria vai enfatizar a luta pelos direitos femininos em sua 30ª edição, que será realizada hoje, das 19 às 23 horas, na sede do grupo. A entrada é gratuita. 
O evento deste sábado contará com a participação da escritora Marah Mends, que por muitos anos morou em Arujá; o grupo de coco Semente Crioula, formado exclusivamente por mulheres; e a dançarina Sandra Ventola, com danças circulares. O sarau também será fotografado por Adeirta Nogueira.
Segundo Raquel Pereira, uma das organizadoras do evento, a iniciativa visa à democratização da cultura. "A proposta do projeto é abrir a escola para a cidade receber um pouco de cultura. É um espaço democrático, com o microfone livre para quem quiser apresentar a sua arte".
Além do microfone disponível para quem quiser se apresentar, o Sarau na Galeria garante a participação de um escritor e um pocket show com bandas autorais em todas as edições. "A grande maioria dos artistas é do Alto Tietê, mas já recebemos participantes de outros lugares. Não é necessário se inscrever para acompanhar o sarau, basta chegar e se sentir à vontade para participar", diz.
Raquel afirma que o saldo destes três anos de atividade é positivo. "As pessoas que frequentam o nosso sarau começaram a se movimentar culturalmente, escrever mais poesias, a fazer um som e querer levar isso para o evento", conta. "A nossa estrutura também melhorou e a participação de pessoas aumentou", conclui.
Para o mundo
Entre tantos artistas que já assumiram o microfone no Sarau da Galeria, um ganha destaque nestes três anos de história do coletivo suzanense. Lucas Afonso, poeta, rapper e slammer da zona leste de São Paulo, mas que ensaia na cidade vizinha de Ferraz de Vasconcelos com a banda Visões de Severino, se apresentou na edição de comemoração dos dois anos de existência do projeto, em setembro do ano passado.
Este ano Afonso vai levar sua arte para outro país. Ele vai representar o Brasil em Paris (França), em uma competição de slam (poesia falada), que reúne poetas do mundo todo.