Telas, tintas, pincéis, assim como cabaça, cerâmica, faiança e porcelana, são materiais que, nas mãos de artistas plásticos e escultores, ganham cores, formas, contam histórias e brincam com o imaginário daqueles que prestigiam suas obras. A partir de amanhã, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes sedia a mostra "Olhar Feminino", que conta com a participação de 20 mulheres. Cada uma delas expõe uma obra, sendo quadros e esculturas, com diferentes técnicas.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 2 de abril e poderá ser visitada de terça a quinta-feira, das 8 às 18 horas, às sextas-feiras e sábados, das 8 às 22 horas, e, aos domingos, das 10 às 14 horas. O Centro Cultural fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro da cidade. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 4798-6988.
Em sua quarta edição, a exposição presta uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e mostra o protagonismo feminino nas artes plásticas, tão presente na cidade. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento é realizado desde 2013 e ocorreu pela primeira vez no Mogi Shopping, com a participação de mestras em artes e suas alunas. A segunda foi realizada no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e teve a participação apenas das mestras. A terceira, no ano passado, utilizou a Escola de Gestão e Governo como sede, contando com obras produzidas por artistas e funcionárias públicas.
Segundo Teresa Christina Vaz, diretora do Departamento de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, a edição deste ano conta com a presença das artistas plásticas que participaram das edições anteriores, além alunas indicadas pelas profissionais. "A cada ano convidamos as artistas plásticas para participar, homenageando as mulheres mogianas. Essa homenagem sempre ocorreu na cidade, porém, de formas diferentes, como em saraus, palestras e outros movimentos", comenta Teresa Christina.
Situada na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, a exposição contará com cinco objetos feitos à mão, dentre eles esculturas de cerâmica e pintura em ovo de avestruz, e o restante em quadros, produzidas nas técnicas óleo e acrílico sobre tela.
"Apesar do título 'Olhar Feminino', a mostra não tem obras ligadas ao nome nem relacionadas à temática feminina. São quadros produzidos por artistas mulheres, de diferentes formas, técnicas, tintas e materiais. Uma forma de o público ter o que apreciar", finaliza a diretora.