O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano, recebeu no início da semana a visita de alunos da Escola Municipal Waldemar Costa Filho, de Biritiba Mirim. O grupo, formado por 20 crianças, cursa a 5ª série do Ensino Fundamental. O passeio foi motivado pelo trabalho que é desenvolvido em sala de aula sobre os povos indígenas do Brasil, seus costumes, tradições, arte e cultura, e que a visitação à "Ethnoses", exposição de artes plásticas, vai complementar.
As crianças com idade entre 10 e 11 anos, acompanhadas por duas professoras, foram recebidas por um dos curadores da exposição, Pedro Neves, que divide a curadoria com Policarpo Ribeiro, o Poli. Além da exposição "Ethnoses" montada no hall de entrada do Moriconi, o grupo de estudantes visitou todo o Centro Cultural, onde viram as demais exposições que o espaço abriga, como a mostra de fotografia "Fauna e Flora do Meu Brasil", a Biblioteca Pública Municipal e as dependências do Ballet Municipal. E aproveitaram para tirar fotos e registrar o momento. São aguardadas outras turmas de estudantes da Escola Municipal Waldemar Costa Filho para mais visitas monitoradas, nos dias 15 e 22 deste mês.
Mostra
Composta por um conjunto de 14 obras com motivos referentes à diversidade das etnias que formam o povo brasileiro, a "Ethnoses" é uma iniciativa da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra traz à apreciação obras de nove artistas, que interpretaram a figura do índio esteticamente composta nos matizes e formas do desenho artístico, da pintura e da escultura, dentre outras modalidades. O conjunto artístico leva o observador a olhar além e pensar os indígenas como criadores de cultura, de símbolos e tradições, etnias inseridas na contemporaneidade do Brasil.
O período para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, foi estendido do dia 23 para o dia 31 de março, dando oportunidade para um número maior de pessoas apreciarem a mostra. O Centro Cultural fica a rua Benjamin Constant, 682, centro de Suzano.