Após passar por reformas, o Museu Municipal de Itaquaquecetuba reabre nesta terça-feira com a exposição de grafite "Toda Cor Tem Seu Valor", da artista Jae Alves. A atração ficará no local até o dia 19 de fevereiro. Neste mês, o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O espaço fica na praça Padre João Alvares, 49, centro da cidade.
"Está será a minha primeira exposição, é uma sensação de conquista", conta a artista Jae Alves, moradora de Itaquá que pratica o grafite desde 2012. O nome da exposição, "Toda Cor Tem Seu Valor", é o tema-base para todos os desenhos de Jae, que gosta de despertar emoções através das cores. "Tudo que eu desenho tem como base essa frase. Eu sempre a sigo, inclusive, é o nome da minha página no Facebook, na qual divulgo os meus trabalhos", explica.
A exposição da artista é uma junção de todos os seus trabalhos ao longo destes anos de experiência. E a oportunidade de expor no museu do município a faz se sentir em casa. "É muito bom realizar essa conquista na museu da minha cidade", ressalta Jae.
Trazer o grafite e a cultura Hip Hop é importante para o espaço que busca chamar a atenção das pessoas e mostrar o valor do museu. "Queremos sempre inovar e trazer temas que fazem parte da vida das pessoas. Justamente para mostrar que o museu não traz somente algo velho ou antiquado. Museu tem de tudo, passado, presente e futuro", afirma Adilson Nogueira, coordenador do Museu de Itaquaquecetuba.
Ainda segundo Nogueira, o restante da programação do centro cultural para 2016 ainda está em andamento, mas a diversidade conquistada com as atrações do ano passado deve permanecer. "Estou em negociação com artistas, mas queremos manter a pluralidade das atividades de 2015. Trouxemos coisas diferentes e que fizeram sucesso. A exposição com o artista Nerival Nogueira e a história da imigração japonesa foi incrivel", diz o coordenador.
Além das exposições especiais e temáticas específicas, um dos destaques é o acervo de fotos e objetos que fazem parte da história de Itaquaquecetuba. "Temos muitas fotos e objetos que remetem às grandes histórias e feitos do município. A vida e a evolução de Itaquá se encontra aqui. Tudo que foi marcante para a cidade gostamos de resgatar", completa Nogueira.
Visitantes
Desde 2014 o crescimento de visitantes e artistas interessados em expor os seus trabalhos no local aumentaram e isso foi um grande feito para o espaço. Em 2015, o museu fechou o ano com 25 mil visitas. "Tivemos um aumento significativo nestes últimos anos. No fim do ano passado, no especial de Natal, quando montamos a casa do Papai Noel, o número de visitas foi ainda maior", comemora Nogueira.
Com a reforma, a melhoria do espaço fica evidente.Pinturas das paredes, acessibilidade e segurança são algumas das mudanças que os visitantes poderão notar com a reabertura do museu. Todas essas conquistas fazem com que a expectativa do espaço para 2016 sejam as melhores possíveis.
Outro grande destaque do espaço é a parceria com as escolas da cidade. Sempre utilizando a cultura como forte auxiliar na Educação, o museu organiza visitas das escolas. "A escola entra em contato com a gente e agendamos horários, dias e quantidades de alunos para fazerem as visitas", explica o responsável. O encontro tem uma hora de duração e pode ser agendado em diversos horários. Mais informações pelo telefone 4642-5076. (Estagiária sob supervisão do editor)