O projeto Humans of Mogi tem rendido momentos marcantes para o seu fundador, o jornalista e fotógrafo mogiano Pedro Chavedar, que tem coletado histórias interessantes ao longo dos três meses de existência da iniciativa. O integrante do Everyday Mogi, que também conta com os fotógrafos Warley Leite, Nicholas Modesto, Alex Tavares e Guilherme Silva, destaca a conversa com o morador de rua Maranhão. Ele está em Mogi das Cruzes há um ano e quatro meses e mora na praça Oswaldo Cruz.
"O Maranhão nasceu em uma cidade de 65 mil habitantes no Estado que lhe dá apelido e veio para São Paulo por conta de um problema com o olho de sua ex-esposa, Claudete. Ele disse que começou a beber e esse fato atrapalhou o casamento de dez anos, que chegou ao fim. No entanto, revelou, apaixonado e com os olhos marejados, que ainda a ama e que sonha em voltar para os braços dela", comenta Chavedar.
Outra história marcante foi a do aluno Pablo Fernando, de 14 anos, que participou da ocupação da Escola Estadual Francisco de Souza Mello, em Mogi das Cruzes, devido a reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin. "Quando perguntado sobre o seu maior sonho, ele respondeu que gostaria de ser um youtuber e ter milhares de seguidores. Com esta conversa, percebi que as pessoas, principalmente, os jovens estão constantemente conectados à internet. Imaginava que ele fosse responder qualquer outra profissão, mas me surpreendeu", finaliza. (G.P.)