Desde a sua inauguração, em setembro de 2015, o Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam) já tem praticamente seis trabalhos prontos. "Estamos esperando o ano que vem para abrir a licitação para a escolha da empresa que fará a prensagem dos CDs. E, justamente porque conseguimos antecipar esses trabalhos, um novo edital foi aberto e, a partir de março, a gente consegue receber novas gravações", avalia o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. No primeiro edital foram contemplados sete projetos, em categorias como CD autoral, CD cover, EP autoral e EP autoral de rap.
As inscrições para o novo edital começaram no dia 25 de novembro e seguem até 15 de fevereiro de 2016. No site da secretaria (www.cultura.pmmc.com.br), estão disponíveis o edital, a ficha de inscrição e o formulário de projeto. As inscrições, porém, devem ser feitas na sede do órgão municipal, que fica na rua Coronel Souza Franco, 993, centro de Mogi. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 4798-6900.
"É um espaço que tem sido muito procurado. A gente tem tirado dúvidas na secretaria a respeito do edital, e fizemos um workshop este ano para esclarecer todas as dúvidas. Acho que é um equipamento que a cada ano vai se fortalecer mais", salienta. Além da gravação de CDs, o local tem sido usado para a produção de audiolivros e a mixagem e masterização de trilhas sonoras para produções artísticas, dentre outros projetos. Um dos destaques para o próximo ano, segundo Sartori, é o lançamento de um songbook com obras do maestro Gaó, como era conhecido o regente, pianista e compositor Odmar do Amaral Gurgel. 
O maestro, nascido em Salto, no interior de São Paulo, percorreu o mundo com o seu talento, e nos anos 1970 se fixou em Mogi das Cruzes. Sua biografia "Sonata a Quadro Movimentos", de autoria da escritora Botyra Camorim, também ganhará uma nova versão. "Um disco com músicas do maestro, algumas delas inéditas, foi gravado com a participação de vários pianistas. Neste processo, também faremos uma versão ampliada desse livro da Botyra Camorim. Nossa intenção é lançar o disco com as partituras editadas e essa nova versão do livro", revela o secretário de Cultura.
Na nova edição da obra de Botyra Camorim, segundo Sartori, serão incluídas histórias e informações contadas pelo maestro Carlos Albertini, que conviveu com o maestro Gaó e auxilia na gravação do songbook. A família da escritora e do maestro já autorizaram o uso do material, mas ainda não há previsão de lançamento. "O CD está em fase de gravação e as partituras em período de revisão. O processo do livro só deve começar no ano que vem", explica. 
Teatro 
Neste resgate da história artística da cidade, o Teatro Experimental Mogiano "(TEM) também esteve no Emam, como parte da comemoração de seus 50 anos de fundação, celebrados em 2015. O texto escolhido foi "Amor (Te) Natal", escrita por Milton Feliciano, com músicas de Orivaldo Lopes e Miguel Collela.
De acordo com o secretário Sartori, o trabalho está em fase de mixagem e masterizando, e ainda deve demorar alguns meses para que seja concluído.