O Memorial da Inclusão, em São Paulo, está com inscrições abertas para a seleção de exposições temporárias que irão compor o calendário de 2016. O cadastro é aberto para pessoas físicas e jurídicas e se encerra na próxima semana, no dia 30 de dezembro. O Memorial fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, localizada na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas no site www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.
As propostas devem abordar conexões entre direitos da pessoa com deficiência, diversidade humana, direitos humanos e inclusão, apresentando recursos de acessibilidade. Elas, também, devem abranger projetos de exposição individual ou coletiva que apresentem fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, vídeo, além de propostas de oficinas, apresentações artísticas ou palestras que desdobrem a exposição.
Além disso, as propostas devem conter a documentação exigida no Programa de Exposições Temporárias e serem enviadas para o e-mail do Memorial da Inclusão ([email protected]).
Uma comissão avaliadora observará alguns critérios, tais como a adequação da proposta ao conceito da exposição, ao espaço físico e a qualidade técnica dos trabalhos que vão ser apresentados aos organizadores.
Objetivo 
O Memorial da Inclusão tem como objetivo maior a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, através de ações voltadas para os estudos, veiculação de debates e pesquisas e das diversas manifestações artísticas sobre a vida e a realidade da pessoa com deficiência e seus familiares. O local visa à conscientização dos diversos setores da sociedade sobre problemas, necessidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. Entre as exposições deste ano, o local recebeu "Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família", com imagens registradas pelas lentes da fotógrafa e dermatologista Régia Patriota, retratando crianças com doenças de pele.