A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes anunciou, na manhã de ontem, em uma coletiva de Imprensa, o orçamento para o Carnaval 2016, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro na avenida Cívica. Com uma estrutura diferente em relação a este ano, o evento terá o custo total de R$ 600 mil, o que representa uma economia no valor de R$ 450 mil, cerca de 40%.
A medida, tomada por conta da crise econômica que assola o País, foi decidida em uma reunião, na última sexta-feira, entre os presidentes das agremiações e o responsável pela pasta, Mateus Sartori. Em 2015, foram gastos de aproximadamente R$ 2 milhões para a realização do evento, sendo R$ 1,1 milhão investidos pela Secretaria de Cultura.
A principal mudança está na estrutura do evento com a não utilização de arquibancadas. Ao longo da avenida Cívica, haverá alguns bolsões com tendas cobertas para os espectadores assistirem ao desfile das escolas de samba. Assim como nas edições anteriores, haverá área para pessoas com deficiência com rampas, banheiros químicos adaptados e piso elevado. Já os idosos, que ocuparão uma dessas tendas, contarão com cadeiras. Devido às modificações, o evento terá entrada gratuita.
De acordo com o secretário de Cultura, um dos pedidos das agremiações foi que o respaldo oferecido pela Prefeitura seja mantido. O Poder Executivo é o responsável por transportar os instrumentos e outros itens dos grupos para o local do evento. "A estrutura que coloca em destaque quem está nos carros alegóricos continua, assim como os geradores que os alimentam. Colocamos tudo em votação e também decidimos que o valor da premiação continuará o mesmo deste ano, sendo de R$ 10 mil", afirmou Sartori.
A disposição da comissão julgadora também será modificada. Em vez de nove cabines com dois jurados em cada uma delas, haverá nove praticáveis fechados e com acesso restrito ao público. Em cada um deles, ficarão seis jurados. A estrutura dos camarotes, destinados às autoridades, será a mesma para a população. Na área da Imprensa, um corredor será preparado para que os profissionais fiquem protegidos da chuva e possam acompanhar a passagem das escolas de samba. A Praça de Alimentação será mantida.
Segundo o secretário de Cultura, a festa das campeãs poderá ser realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) ou no Teatro Vasques. "Ainda não temos o local definido, pois o Cemforpe entrará em reforma em janeiro. A festa das campeãs contará apenas com as agremiações vencedoras, sem uma atração de renome. A apuração continuará sendo no Tiro de Guerra, com a presença de cinco representantes de cada escola", explicou.
Outros eventos
A Secretaria Municipal de Cultura ainda não definiu se as matinês e os bailes da terceira idade serão realizados. Ambos ocorriam no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), que está fechado por conta das obras da passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, na área central da cidade. O Carnaval de Sabaúna não contará com o apoio da Prefeitura. "Estamos estudando se os bailes e matinês serão realizados. O Carnaval de Sabaúna deixa de ter o aporte financeiro da Prefeitura, já que boa população não quer a realização da festa. O evento continua a existir, mas sem o nosso respaldo", finaliza.