O Teatro Experimental Mogiano (TEM) completa 50 anos de existência em 2015. E este ano especial foi marcado por diversas apresentações, debates e eventos com a participação do grupo, que marcou a história cultural de Mogi das Cruzes. Dando continuidade aos especiais de aniversário, neste domingo, a partir das 19 horas acontece o espetáculo "Jubileu de Ouro" no Teatro Vasques, que fica na rua Doutor Corrêa, 515, largo do Carmo. A atração é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
"O evento é um show com a participação dos fundadores e de outros grupos convidados. Trechos de peças que escrevemos, nos anos de 1960 e 1970, serão encenados por esses novos grupos com uma releitura livre realizada por eles. Como vai ficar será uma surpresa até para nós", conta Milton Feliciano, um dos fundadores do TEM e coordenador dos eventos comemorativos do jubileu. Entre os grupos convidados, estão Teatro Paulista dos Estudantes (TPE), Grupo Teatral Protuberância, TWL Ousadia, Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (Tumc) e o Grupo Teatral Palco e Arte.
A encenação que abre o espetáculo é um dos momentos mais aguardados pelo grupo. Isso porque, realizada pelo TPE, o texto "Tiradentes em Tempo de Inconfidência", escrito pelo próprio Feliciano em 1965, será apresentado pela primeira vez na noite de hoje. "Foi um texto escrito em 65, mas não pudemos apresentar por conta da censura sofrida na ditadura militar. Vai ser muito emocionante porque nunca vimos de fato como ele ficaria encenado e teremos a oportunidade de assistir sob uma nova visão. É um texto que diz muito para os jovens", explica o artista.
Após cada apresentação dos grupos convidados, os membros do TEM comentarão as apresentações, falando um pouco sobre essa nova versão e como foi produzir as peças naquela época. "Na verdade, vai ser uma forma inusitada de reviver as nossas histórias. Ver artistas jovens refazendo nossos textos vai nos fazer voltar para o começo de nossa trajetória. Os comentários serão uma forma de passar um pouco os nossos sentimentos e contar como foi fazer parte do TEM durante todo esse tempo", destaca Feliciano.
Gerações 
O espetáculo será dividido em duas partes. Na primeira, acontecerá as encenações e os comentários. Já a segunda, contará com um musical com canções escritas por integrantes do TEM. A expectativa é grande e, de acordo com Feliciano, o diferencial do "Jubileu" é o encontro das gerações. "O entusiasmo, tanto do TEM como dos convidados é grande. A interação será muito benéfica para eles e para nós. Assistir essa juventude nos dará um ânimo a mais para continuar e eles, com certeza, poderão aprender com nossas experiências. É importante essa troca entre as gerações", comemora.