A Emeb Roberto Elias Xidieh, em Poá, realiza hoje a Festa do Livro. De acordo com Silvana Souza Mota, coordenadora pedagógica da escola, o evento "marca a importância do maior tesouro já adquirido pelo homem, a chave da sabedoria. Pois, com a alfabetização podemos usufruir do conhecimento que nos leva mais além". O evento será realizado no período da manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, com início às 14 horas. A escola está localizada na rua Sebastião Almeida, 65, Jardim Nova Poá.
Professores e alunos prepararam diversas apresentações culturais que vão da dança ao teatro, da literatura à música. Docentes e mães serão homenageadas e os alunos ganharão livros de presente. Entre estes livros estão, "Chaleira Chalarina", do autor e dramaturgo Nelson Albissú. A organização da Feira Literária Itinerante Poaense (FLIPoá), formada por Associação Cultural Opereta, Instituto de Formação Política Augusto Boal, Raiz Movimento Cidadanista Poá e Grupo Esperança de Nova Poá, doaram dezenas de livros para a escola. Estes livros serão parte do acervo da biblioteca itinerante da escola, que será inaugurada hoje.
No sábado, das 8 às 10 horas, será celebrado o Dia da Consciência Negra comemorado no último dia 20. Haverá sala com contação de história, confecção de bonecas e exposição de máscaras africanas. Todos os funcionários estão envolvidos com as festas, que são sem fins lucrativos e abertas à comunidade. Ambas contam com apoio da Raiz Movimento Cidadanista, Folhetim Cultural e Folhetim Assessoria.
A gestão da escola, responsável pelos eventos, é formada pelo diretor Edivaldo Pereira Jardim, a vice, Daniela Fernandes e a coordenadora pedagógica Silvana. Os professores responsáveis pelos segundos anos são Vania, Cibelly, Eduardo e Leila.