Um movimento de arte andino muito comum no Peru, no qual artistas de diferentes modalidades associam a arte às terapias com o intuito de levar as pessoas cada vez mais fundo em seu interior. Assim é a "Arte de Sanación", que está em exposição até 6 de dezembro no Espaço Cultural João de Miranda Ortiz, na rua Coronel Cardoso Siqueira, 1.334, na Vila Oliveira. A visitação gratuita é aberta de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos fins de semana, das 9 às 19 horas. Informações pelo telefone 2668-7019.
A exposição da Galeria ArtExposta tem curadoria de Túlio Carreiro e a produção da Building Blocks em parceria com o espaço cultural mogiano. Destaque para o trabalho de Ursula Ponce de Leon Villasante, artista natural de Cusco, no Peru, que descreve em sua obra um processo de autossuperação através da reflexão de elementos e símbolos da espiritualidade andina.
Como complemento e associação ao trabalho de Ursula, a curadoria pesquisou no Alto Tietê, onde a Galeria ArtExposta irá se estabelecer, artistas que se assemelham com o movimento. Dois mogianos se sobressaíram: o designer gráfico Rafael Dias, com sua coleção "Mandalas", e o artista plástico Rodrigo Ecosss, que traz as obras "Ecos da Natureza".
Outros eventos complementam a exposição. Hoje, das 9h30 às 11 horas, o local recebe práticas de yoga e meditação; às 14 horas, tem vernissage com o artista Rafael Dias, e às 16 horas, uma apresentação Hare Krishna com música, reflexão sobre a cultura e a religião indiana. No dia 6 de dezembro, está programado um sarau e a finalização da exposição conduzida por Bruna Panegassi, gestora do Espaço Cultural João de Miranda Ortiz.