Entre os dias 14 e 23 de outubro, o Sesc Pinheiros recebe a oficina Vittorio De Sica, o poeta popular do neorrealismo. Ministrada por Christian Petermann, a atividade avalia a trajetória cinematográfica de Vittorio de Sica (1901-1974), um dos principais expoentes do movimento. Aplicada às quartas e sextas-feiras, a modalidade será realizada, das 10h30 às 13 horas. O centro cultural fica na rua Paes Leme, 195, em Pinheiros, em São Paulo. O investimento é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). 
Dividida em quatro encontros, a oficina analisa os seus filmes desde a década de 1940, período do clássico "Ladrões de Bicicleta" (1948), passando pelos anos 1960 e o início de sua parceria com Sophia Loren, até a década de 1970, com "Os Girassóis da Rússia" (1970) e o fim de sua carreira.
De Sica iniciou a sua carreira como ator, em 1917, função que desempenhou até o final da vida. Em mais de 50 anos de cinema, além dos 35 filmes dirigidos, atuou em cerca de 150 produções. Capaz de transitar pelo drama e pela comédia com versatilidade, De Sica possuía grande intimidade para lidar com temas como a pobreza, a fome e a exclusão social, características que o movimento neorrealista revelou e refletiu para todo o mundo.
A atividade, que integra o projeto Tela Clássica, será por Petermann, jornalista e crítico de cinema há 28 anos. Ele já colaborou com veículos como a revista "SET" e o "Guia da Folha". Atualmente, é colaborador regular da revista "Rolling Stone" e curador do festival semestral Cine Vitrine Independente, dentre outras funções.