A inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, a criação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a valorização dos equipamentos culturais já existentes, valorização dos grupos de cultura popular, o fortalecimento e criação de novos festivais, a ampliação da participação de artistas mogianos na Virada Cultural Paulista, o fortalecimento do projeto Canarinhos do Itapety, a criação de um programa de apoio e incentivo às escolas de samba do município e a realização de uma feira do livro em Mogi das Cruzes estão entre as metas cumpridas pela Secretaria Municipal de Cultura, segundo o responsável pela pasta, Mateus Sartori.
Uma reunião de trabalho no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com a equipe da Secretaria de Cultura, foi realizada na última terça-feira. Durante o encontro, Sartori pontuou as metas alcançadas pela pasta ao longo dos últimos três anos, agradeceu a todos pelo empenho no desenvolvimento dos projetos e empreendimentos culturais e falou também sobre os desafios para 2016, ano em que as previsões econômicas indicam instabilidade.
"Tudo indica que não será um ano fácil economicamente para ninguém e precisamos contabilizar o fato de que agora precisamos manter novos equipamentos culturais, como o Centro Cultural e o Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam). Por isso, em 2016, precisamos seguir na busca de recursos, via emendas parlamentares e outras fontes, e vamos dar continuidade aos projetos já existentes, principalmente por meio de parcerias, seja com o governo do Estado, governo federal ou as entidades", destacou.
O secretário listou também equipamentos culturais entregues ao longo destes últimos três anos, em que entram a Casa do Hip Hop, o Emam, a nova Biblioteca Municipal, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos e o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). "Felizmente temos conseguido nos fazer presentes em todos os equipamentos que inauguramos, o que garante que eles funcionem e deem resultados. O que precisamos para o próximo ano é seguir trabalhando nessa linha".
Em um balanço geral das ações já realizadas, tem-se que, em 2014, a Secretaria Municipal de Cultura conseguiu viabilizar 82 projetos e atender 519 mil pessoas. Já em 2015, serão 107 projetos concretizados até dezembro e 544 mil pessoas já atendidas até outubro.
Novos Desafios
Na lista de desafios para os próximos meses e para 2016, Sartori citou projetos como a implantação da Estação Cultura nos galpões da CPTM e a transferência do Arquivo Histórico Municipal Professor Isaac Grinberg para um local mais moderno e adequado, o que será possibilitado com o restauro do casarão da rua Coronel Souza Franco. Ele destacou a criação de uma nova lei de fomento à cultura, por meio da qual recursos serão repassados a projetos aprovados em edital e a elaboração do Plano Municipal de Cultura.