Literatura, dança, cinema, contação de histórias, teatro e música são alguns dos segmentos artísticos que estarão representados na segunda edição da Feira Literária Serra do Itapety (Flisi). Organizada pelo grupo Entremeio Literário, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento, este ano, começa no dia 10 de novembro (terça-feira) com um sarau no Casarão do Carmo. Entre os dias 11 e 14 de novembro (quarta-feira a sábado), o Centro Cultural de Mogi das Cruzes será palco de apresentações das mais diferentes linguagens artísticas, e, no dia 15 (domingo), o Parque Centenário sediará o último dia da feira.
Os interessados em participar puderam se inscrever, entre os dias 18 e 30 de setembro. De acordo com Carla Pozo, coordenadora do Entremeio, foram cerca de cem inscritos em diferentes segmentos artísticos, como dança, cinema, contação de histórias, música e teatro, 60 escritores e 20 voluntários para a organização. O evento não cobra taxa de inscrição e nenhum percentual sobre a venda de livros.
"Cerca de 60% dos participantes são de Mogi e o restante de cidades próximas, como Suzano e São Paulo, e também do litoral. Houve pessoas que se inscreveram oferecendo palestras literárias, com vontade de participar para divulgar o trabalho, ser parceiro do Entremeio", afirma Carla. Segundo ela, neste momento a Flisi busca incentivar o trabalho autoral e os escritores com trabalhos independentes.
O objetivo é, a cada ano, amadurecer o trabalho e ampliar o evento, que começou no ano passado com apenas um dia de realização, e, agora, terá seis dias. "Queremos conseguir um dia trazer um nome renomado, trabalhar com editoras, mas vamos buscar a melhora a cada ano para que tenhamos qualidade no que estamos fazendo. É um processo de amadurecimento", avalia.
Eventos
A programação da Flisi deve começar a ser divulgada esta semana, mas Carla antecipa algumas das atrações do domingo. A abertura será feita com a entrega dos exemplares da antologia do Concurso Literário Jubileu de Ouro do TEM, que homenageou o Teatro Experimental Mogiano, e convidou autores a falarem sobre a arte em crônicas, contos e poesias.
No mesmo dia, haverá um leilão da tela do Frontispício, que ilustra a capa da antologia. Cada parte da tela traz o desenho de um integrante do grupo de artistas plásticos. A programação inclui, ainda, exposição e pintura ao vivo; árvore poética, com poesias colocadas em árvores, que podem ser recolhidas pelos visitantes do parque, além de contação de histórias, intervenção de clown, personagens vivos, sarau e um show musical.