A segunda edição do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes (Festemc), que conta com 19 peças em sua programação, inicia amanhã no Teatro Vasques com a apresentação do espetáculo "Kid's", da companhia teatral mogiana Trupe Dustreze, fundada há dois anos. A encenação ocorre às 20 horas e tem entrada gratuita. O centro cultural fica na rua Doutor Corrêa, 515, no largo do Carmo. (A programação destes primeiros dias está no quadro).
Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento conta com a participação de 17 grupos estudantis, sendo nove da cidade e oito de cidades como São Paulo, São Vicente, Cunha e Sorocaba, que têm a oportunidade de apresentar os seus espetáculos de repertório ou dar vida a uma das 16 peças que o Teatro Experimental Mogiano (TEM) colocou à disposição. Fundado em 1965, a companhia teatral, completa cinco décadas de trajetória neste ano e, por conta disso, é homenageado no Festemc.
Segundo a atriz Giovana Khaluan, responsável pela dramaturgia e direção do espetáculo "Kid's", foi gratificante para a Trupe Dustreze ter sido escolhida pela comissão julgadora do Festemc e integrar a programação do evento. "Quando descobrimos que tínhamos sido selecionados, ficamos muito felizes, ainda mais por saber que esta edição do Festemc presta uma homenagem ao TEM, um grupo tão importante para a cidade", acredita.
Com classificação indicativa de 14 anos, "Kid's" conta a história de De Marco, um repórter investigativo, que recebe uma ligação sobre uma família que foi assassinada a tiros em sua residência. O suspeito mais provável é o filho do casal. Entretanto, será que ele cometeu o crime e, por conta disso, suicidou-se? Enquanto a perícia investiga o ocorrido, o jornalista tenta responder o porquê de tantos adolescentes cometerem crimes contra as suas próprias famílias.
"A ideia de abordar esse tema no espetáculo surgiu da convivência que tive com adolescentes. Apesar de o espetáculo ter um nome ingênuo, a história trata da quebra de valores, principalmente na fase da adolescência. É uma situação que é mostrada na televisão e que, infelizmente, pode ocorrer com nossos vizinhos ou até mesmo com a nossa família", reflete Giovana, que tem o ator Robson Lima como assistente de direção.
Homenagem
O Núcleo de Cultura TWL Ousadia, de Mogi, escolheu duas peças que foram encenadas pelo TEM para prestar uma homenagem à companhia teatral. Tratam-se de "A Bruxinha que Era Boa", de Maria Clara Machado, e "Exceção a Regra", de Bertolt Brecht. Os espetáculos serão apresentados no dia 19 de setembro, às 15 e às 20 horas,.
De acordo com Milton Feliciano, um dos fundadores do TEM, a ideia de colocar à disposição textos de peças que foram apresentadas pelo grupo surgiu da curiosidade de saber como os espetáculos seriam apresentados em dias atuais. "As que foram cedidas foram contadas de uma forma quando encenados e agora, com o passar do tempo, podem ser adaptadas para a realidade que vivemos hoje em dia. Todas as peças são passíveis de releitura", finaliza o ator, responsável pela programação do Jubileu de Ouro da companhia teatral.