As últimas apresentações da segunda edição do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes (Festemc) acontecem hoje no palco do Teatro Vasques. Abrindo as atrações do dia, no período da manhã, às 10 horas, o Grupo Portes, da Escola Municipal Mário Portes, apresenta a peça"O Fantasma da Máscara". Já às 15 horas é a vez do Grupo Teatral Conviver, da Escola Estadual Américo Sugai, com o espetáculo "Homens Libertem-se".
De noite, às 20 horas, será realizada a Cerimônia de Premiação e Encerramento do Festival. Confira as categorias premiadas no quadro desta página. E, no domingo, acontece às 20 horas a apresentação do espetáculo vencedor do evento. O Vasques fica na rua Doutor Corrêa, 515, largo do Carmo.
O Grupo Portes possui experiência no festival, já que todos os anos apresenta peças com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. "A escola Mário Portes sempre participa com os alunos dessa série, isso permite que a cada ano seja um grupo novo, e, assim, exista uma rotatividade entre os alunos", explica Carla Pozo, coordenadora cultural da empresa Fenícia, que cuida dos projetos culturais das escolas municipais em tempo integral da cidade. Ainda segundo Carla, no ano passado, a escola levou o prêmio de Melhor Sonoplastia.
Mesmo com a experiência da escola, o Grupo Portes, por se tratar de uma turma nova, considera a apresentação desta sexta-feira uma estreia nos palcos. "Eles estão bem ansiosos. Será a primeira grande apresentação do grupo, até então, o único contato que eles tiveram com o público era nas apresentações realizadas no pátio da própria escola. Se ver no teatro sempre é outra coisa", afirma Carla.
Para a coordenadora, o festival é uma oportunidade de divulgar o trabalho cultural realizado nas escolas no período integral. "Ajuda os próprios alunos a entenderem o que aprendem nas escolas. É um reconhecimento ao estudo e à dedicação deles nas aulas. É importante que, além de aprender, eles vivenciem a arte, o teatro", diz ela.
De acordo com a coordenadora, outro diferencial do grupo é a faixa etária da equipe. Eles são um dos participantes mais jovens do festival. "Como são alunos do Fundamental, eles têm entre 9 e 10 anos de idade. A maioria dos grupos são de alunos do Ensino Médio. O que enriquece essa experiência para eles. Independentemente do resultado, estamos felizes em participar", celebra Carla.
Enredo
O Grupo Portes traz a peça "O Fantasma da Máscara", que recebe direção de Jesciley Lemes Araújo e Camila Santos. A história é uma adaptação do livro de mesmo nome e tem como objetivo incentivar a arte cênica e expressão corporal dos alunos.Já o Grupo Teatral Conviver apresenta "Homens Libertem-se". Dirigida por Mônica Helena Alves e escrita por Arthur Cajado, a peça conta a história de um menino cheio de curiosidades.