Lápis e papel. Estes são os principais elementos, em parceria com o olhar atento, utilizados pelo caricaturista suzanense Alex Sandro Gomes Moreira, que representará o município na etapa estadual do programa Mapa Cultural Paulista (MPC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Com quatro anos dedicados à arte de desenhar, o profissional foi selecionado na categoria Desenho de Humor, a qual competiu com artistas de mais de 30 cidades, dentre elas Embu das Artes, Itapevi, Barueri e Osasco. A classificação foi definida no dia 3 de setembro, durante a abertura da exposição de Artes Visuais da fase regional, realizada na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.
Convidado a participar da iniciativa por meio da Secretaria de Cultura de Suzano, o caricaturista teve três desenhos selecionados, sendo "Um País de Poucos", em que mostra a presidente Dilma Rousseff com a faixa presidencial em deterioração, e "Exterminador de Futuros", o qual retrata o petista Luiz Inácio Lula da Silva vestido com os trajes do personagem do ator Arnold Schwarzenegger, em alusão ao longa-metragem "Exteminador do Futuro". Houve também o "Petrolão", mostrando Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, segurando uma bomba de combustível, com dinheiro caindo. 
De acordo com o desenhista, que é autoditada em desenho, a ideia de retratar os políticos surgiu pelo fato de eles estarem em evidência. "Sou apartidário, porém, decidi transformar Dilma e o Lula em caricatura, porque ambos são figuras que estão na mídia. Os desenhos que fiz não são pretensiosos e sim tendenciosos. Quando anunciaram que eu faria parte da etapa estadual do Mapa Cultural Paulista, esperei que dissessem meu nome completo, pois não esperava por essa conquista", comenta.
Com o desenho sendo a sua principal fonte de renda, o profissional se enveredou por essa área artística após ter participado do projeto "Alegraço", um trabalho voluntário organizado pela Igreja Bíblica Brasileira, de Suzano. "Nessa iniciativa, eu me vestia de palhaço e visitava hospitais para alegrar as crianças. Um dia me disseram que o voluntariado passaria a ser desenhando caricaturas. Mesmo tendo contato com o desenho apenas na escola, optei por arriscar e estudar. Com o tempo, notei que poderia viver dessa arte e resolvi investir", relembra.
A primeira caricatura feita pelo artista foi do filho Vinícius Cordeiro Moreira, de 11 anos, que, na época, era quatro anos mais novo. "Ele ganhou uma premiação em um campeonato de judô e decidi que o desenharia para retratar o momento. De lá para cá, senti que evoluí muito. O mais interessante é que, por exemplo, quando vejo desenhos que fiz na semana passada, sinto que tenho que melhorar", conta o profissional, que, ao longo de sua trajetória, participou das exposições "Entre Amigos", "Tributo ao Michael Jackson", "Três Artistas, Três Estilos" e "Juntos e Misturados".
Mapa Cultural
Paulista
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Mapa Cultural Paulista (MPC) tem como finalidade identificar a produção cultural no Estado, revelando novos talentos. Na iniciativa, são sete modalidades artísticas atendidas: artes plásticas e visuais, dança, literatura, teatro, vídeo, música e canto coral. O programa conta com três fases, sendo elas municipal, que ocorreu no primeiro semestre deste ano; regional; ainda em andamento; e estadual, a final. Com início neste ano, o MPC será concluído apenas em 2016.