A Secretaria Municipal de Cultura divulgou ontem o resultado do concurso público de obras de arte, que culminou com a seleção de seis esculturas que serão adquiridas por Mogi das Cruzes e instaladas em espaços públicos, para decorarem e embelezarem praças e parques da cidade. Foram vencedoras da seletiva três obras do artista Maurício Chaer, uma do artista Lúcio Bittencourt e duas de Rodrigo Bittencourt.
"Formas Paralelas", uma das obras selecionadas de Chaer, é a escultura que será instalada na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que será restaurada e devolvida aos mogianos nesta sexta-feira, juntamente à entrega das obras de renovação urbana e paisagística da rua Professor Flaviano de Melo e à inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A escultura foi feita em concreto, com armação de ferros reutilizados e coberta com ladrilho de cerâmica. Ela tem aproximadamente 3,5 metros de altura.
Já as demais esculturas selecionadas serão instaladas em espaços públicos diversos, a serem selecionados. O objetivo do concurso foi contribuir para a formação de público, o acesso à arte, a valorização de artistas do município e a revitalização dos espaços públicos municipais.
A comissão julgadora foi composta por seis membros, sendo dois representantes da Secretaria de Cultura, dois da Secretaria Municipal de Obras e também por dois membros do Conselho Municipal de Cultura, que representam oficialmente o segmento das artes plásticas. Para a escolha, foram levados em consideração critérios como experiência do artista em confecção de esculturas a serem instaladas em espaços públicos, qualidade do material utilizado, inovação, valor artístico-cultural, responsabilidade socioambiental, entre outros.
Além de "Formas Paralelas", que já tem destino certo, Chaer também teve selecionadas pelo concurso as obras "Obelisco" e "Arabescos". O artista teve outras obras bem pontuadas, porém, conforme o regulamento, um mesmo artista poderia inscrever até seis obras, porém, só seria contemplado com três no máximo.
Outro artista que teve mais de uma obra selecionada no concurso foi Rodrigo Bittencourt, com "Divino Espírito Santo" e "Índio". Já Lúcio Bittencourt foi selecionado pelos jurados, com a escultura "Abstrata". As obras serão adquiridas pela administração municipal por R$ 10 mil cada.