As atrações da segunda edição do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes continuam a todo vapor. O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura tem como objetivo incentivar a arte no ambiente escolar e divulgar o talento artístico dos alunos. Dando continuidade ao evento iniciado no último dia 10, a Cia Kruse de Teatro, da E.E. Dom Miguel Kruse, se apresenta hoje, às 10 horas, no Teatro Vasques. O espetáculo conta a história da música "Faroeste Caboclo", da banda brasileira Legião Urbana. O teatro fica na rua Doutor Corrêa, 515, centro de Mogi. A entrada é gratuita. Confira a programação completa desta semana no quadro desta página.
A apresentação desta quinta-feira marca a estreia da Companhia Kruse de Teatro nos palcos. Segundo o professor de teatro do colégio e diretor da peça "Faroeste Caboclo", Mazza Canolla, o mais perto que o grupo chegou de um público grande, foram em ensaios abertos realizados na própria escola. "Somos um grupo muito recente. O projeto teatral na escola surgiu em fevereiro deste ano. Essa é nossa primeira peça e a primeira apresentação deste porte", conta Canolla. Os alunos, inclusive, realizaram na escola um ensaio aberto no último dia 15,como preparação para o evento.
Canolla, que já conhecia o festival de Mogi, por conta de trabalhos paralelos em que participou, encontrou nele uma grande oportunidade de divulgar o trabalho de seus alunos. Para o professor, a experiência no evento será muito importante para os alunos ingressarem de vez no universo artístico. "Eu queria muito que os alunos passassem por uma experiência como essa. Eles estão muito ansiosos, e a expectativa é a melhor possível", afirma.
Ainda segundo o professor, a ideia de montar a Cia Kruse de Teatro surgiu em uma conversa entre ele e um amigo, o professor de Português Edson Machado, que também preparou os alunos para a peça. "A ideia era utilizar de textos ou músicas com teor questionador e que tivessem um conteúdo cultural com os alunos, e, a partir disso, discutir por meio de produções de textos e de encenações o que a letra queria dizer", explica ele. A música "Faroeste Caboclo" acabou sendo a escolhida por ser a mais popular entre os estudantes.
O projeto realizado com alunos do terceiro ano do Ensino Médio ganhou o carinho e a dedicação dos jovens. "Todo mundo trabalhou no tema da música. Selecionamos os alunos que queriam participar da peça e, hoje, eles estão cada vez mais empolgados. Querem dar continuidade, sentem prazer em ensaiar e cobram espaço da escola para o projeto. Eles estão muito envolvidos mesmo", comemora Canolla.
Enredo
A peça retrata a história de João de Santo Cristo, personagem famoso na voz de Renato Russo, que sai do interior da Bahia para tentar a vida na capital do Brasil. O espetáculo conta com o talento de 12 alunos do terceiro ano da E.E. Dom Miguel Kruse, sendo quatro deles atores e o restante músicos responsáveis pela trilha sonora da história. Todas as canções apresentadas no espetáculo serão tocadas ao vivo. "Edgar auxiliou os alunos interessados na música com aulas de violão e preparando a banda que ficará ao fundo. Eu cuidei da produção da peça e da formação dos atores", conta o professor.
De acordo com Canolla, o ideal do grupo é apresentar esse novo mundo aos alunos. "A ideia é que os alunos saiam da escola com noções artísticas e com uma visão questionadora de problemas sociais. Que eles discutam temas relevantes por meio da arte", finaliza.