A Associação Casarão da Mariquinha recebe, neste sábado, o tradicional Sarau da Mariquinha, que está em sua oitava edição. Com entrada gratuita, o evento será realizado, às 19 horas, e convida o público a imergir nas músicas do cancioneiro popular, interpretadas por Angela Caetano e Juá de Casa Forte; nos trabalhos literários de Débora Garcia; na mostra da artista plástica Aline Balliberdin; nas músicas do Grupo Amaranto; e nas intervenções circenses das companhias Combuca da Judite, Família Ver'Arte e Paçoca Arte e Educação. A atração também receberá o lançamento do livro "Piolin, o Corpo e a Alma do Circo", escrito pelo jornalista mogiano Walter de Sousa.
Mediado pelo fotógrafo e produtor cultural William Ferro, o sarau deixa o microfone aberto para o público, que pode compartilhar com os presentes os seus textos, poesias, músicas e opiniões. 
Conhecido por sua extensa programação, que oferece à população eventos diários, o centro cultural, fundado em fevereiro, tem como finalidade abrir espaço para todas as intervenções artísticas.
Segundo o músico Rabicho Luiz, presidente e um dos gestores da associação, o Sarau da Mariquinha tem se tornado marca do local. "O evento é bem diversificado e a cada edição tem uma cara diferente. Na programação, sempre colocamos música, literatura, fotografia e, dessa vez, o circo. A agenda do local é muito extensa e optamos por ser um espaço o menos burocrático possível, abrindo espaço aos artistas", comenta.
Um dos convidados desta edição é Walter de Sousa, que lançará o livro sobre o palhaço Abelardo Pinto, o Piolin. A obra foi publicada no mês passado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). "Piolin foi um dos maiores palhaços brasileiros, apesar de não ter atuado na televisão como o Arrelia e o Torresmo, por exemplo. Ele foi transformado em ícone pelos intelectuais modernistas, dentre eles Mário de Andrade e Alcântara Machado, e teve o seu circo lotado durante 30 anos. Produzi também um documentário, que recebeu o nome do livro", conta o jornalista.
Música
Angela Caetano, que integra a equipe de curadoria na Associação, se apresentará em parceria com o músico Juá de Casa Forte. A cantora vai interpretar músicas do cancioneiro popular. "Eu e o Juá vamos fazer um pouco de ciranda, forró e coco, ritmos tradicionais do Estado do Maranhão. A nossa participação surgiu por meio do Rabicho, que nos convidou. Sendo uma das curadores do centro cultural e participando dos eventos, sinto que faço parte da história da cultura de Mogi", finaliza.