Compartilhe
Literatura, música, fotografia e teatro. Estas são apenas algumas das manifestações artísticas que integram a programação do Sarau da Mariquinha. Em sua sétima edição, o evento, que ocorre mensalmente e será realizado neste sábado, a partir das 19 horas, terá a participação de José Carlos Martins, apresentando as suas poesias; do rapper Marcos Favela; e da ilustradora Lígia de Marco; que exporá seu trabalho. O grupo Entremeio Literário, com o livro "Mais Uma"; o coletivo de fotógrafos Everyday Mogi; a dupla As Lavadeiras, composta por Karen Dias e Sarah Key; e a banda Visões de Severino também participam do encontro.
Com entrada gratuita, o 7º Sarau da Mariquinha deixa o microfone aberto ao público, que poderá compartilhar a sua arte. O evento tem mediação de um dos 26 curadores do centro cultural, o fotógrafo William Ferro. A Associação Casarão da Mariquinha está localizada na rua Alfredo Cardoso, 2, largo do Bom Jesus, em Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3374-1844 ou pela página no Facebook www.facebook.com/AssociacaoCasaraodaMariquinha.
Conhecido pela intensa programação, com eventos que também ocorrem durante a semana, o espaço cultural desde a sua fundação, em fevereiro, tem como finalidade contemplar e envolver todas as linguaguens artísticas em seus eventos. De acordo com o músico Rabicho Luiz, presidente e um dos gestores da associação, o propósito do Sarau da Mariquinha, por exemplo, é que cada edição tenha uma peculiaridade. "O sarau já contou com congada, hip hop, lançamento de livros e exposições. Neste edição, tem a fotografia, com o Everyday Mogi, que fará performances fotográficas. Além disso, membros da curadoria do Casarão da Mariquinha participam do evento", comenta.
O jornalista e fotógrafo Pedro Chavedar, um dos integrantes do Everyday Mogi, acredita que saraus, assim como os que a Associação Casarão da Mariquinha promove, são importantes. Esta é a primeira vez que o grupo, composto também pelos fotógrafos Nicholas Modesto, Alex Tavares, Warley Leite e Guilherme Silva, participa de um evento do tipo em Mogi. "É uma maneira de divulgar o nosso trabalho e, principalmente, de movimentar o cenário cultural da cidade. Nós consideramos de extrema importância a existência de espaços independentes e autônomos para a divulgação da arte em sua mais pura essência", aponta.
Memória
Com oficinas e exibição de filmes por meio do "Cine Mariquinha", a Associação Casarão da Mariquinha além de prezar pelo entretenimento, segundo Rabicho, promove discussões e reflexões de assuntos do momento, como a redução da maioridade penal e a chacina em Osasco e Barueri, que ocorreu no dia 13 de agosto. "Temos uma amplitude de ações e somos pautados na questão da memória. Contamos com um arsenal de ações, que documentamos. Possuímos um compromisso com o cidadão", diz.
A próxima edição do Sarau da Mariquinha, que será realizada em setembro, embora ainda não tem data prevista, já tem a participação confirmada do escritor Walter de Souza, que lançou um livro com a história de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin; e da cantora Angela Pelegrini. O evento, que trará a temática circense, vai contar com malabares e música.
Cidades
Caravana 3D: Governo de SP anuncia mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos para o Alto Tietê
Cidades
Câmara de Mogi das Cruzes homenageia Renato Abdo com título de “Cidadão Mogiano”
Cidades
Poá promove Mutirão de Empregos com mais de 1,9 mil vagas nesta quinta (14)
Cidades
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social prestará contas na Câmara
Cidades
Ação porta a porta arrecada mais de 10 mil peças para a Campanha do Agasalho