Se em vez de brigas, a dança fosse a arma usada pelos grupos rivais para resolverem suas diferenças? Assim, surgiram as batalhas de danças pelas ruas das cidades, que, aos poucos, deram um novo ritmo aos espaços culturais e ganharam os palcos. Para homenagear este segmento em ascensão, Mogi das Cruzes recebe, a partir de hoje e até domingo, a 1ª Semana de Danças Urbanas. Veja a programação completa no site www.cultura.pmmc.com.br.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e organizada pela Work Class Crew, a Semana apresentará os mais variados estilos de dança, como free step, breaking, locking, popping, waacking, house, free style e free c.walk. O destaque serão as batalhas, começando hoje com o free step, amanhã com o breaking, e no encerramento, com as eliminatórias, que garantem vaga no campeonato nacional.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, as oficinas de danças urbanas são as mais procuradas na Casa do Hip Hop, que este mês comemora o seu primeiro ano de funcionamento. "Tivemos a demanda de pais que levavam os filhos para as aulas e pediam para participar e temos atividades de danças em outros locais da cidade, mesmo antes da abertura da Casa do Hip Hop", destaca.
Cadu Araújo, professor de dança urbana na Casa do Hip Hop e responsável pela Work Class Crew, conta que o formato escolhido para esta primeira edição é pioneiro no País. "Temos festivais em outros Estados, que duram poucos dias, mas aqui teremos campeonatos, mostra e workshops com professores, coreógrafos e dançarinos renomados", ressalta. A expectativa é que entre participantes e competidores, a Semana reúna cerca de 500 pessoas da região e de outros Estados.