A Matilha Cultural recebe, a partir de 27 de agosto, às 19 horas, a exposição "Orgulho", do artista Charles Oak, que homenageia brasileiros negros e famosos que romperam a barreira do preconceito racial. A noite de abertura recebe ainda o happy hour "Notas Reais", com som de Walmir Gil, no trompete; Jarbas Barbosa, na guitarra; Nilton Loenarde, no baixo acústico, e Max Sallum, na bateria.
Além da música ao vivo, o produtor musical e DJ Daniel Bozzio (DvBz) comanda as vitrolas. O centro cultural fica na rua Rego de Freitas, 542, na República, em São Paulo. A entrada é gratuita. Informações: 3256-2636.
Com curadoria de Daniela Delgado, a exposição tem o objetivo de mudar a visão daqueles que não percebem a nobreza da história de cada um dos personagens retratados e ressaltar o orgulho que deve existir sobre os afro-descendentes brasileiros que se destacaram em suas áreas de atuação, como cultura, esportes, e jornalismo, por exemplo. A mostra, que permanece em cartaz até 11 de setembro, pode ser conferida de terça-feira a domingo, das 12 às 20 horas, e, aos sábados, das 14 às 20 horas.
Os retratos da mostra aproximam-se a uma leitura "realista", sem exagero de cores ou reprodução de caricaturas.