Elba Ramalho, Fábio Junior, Guilherme Arantes, Jorge Vercilo e Palavra Cantada. Estes são apenas alguns dos artistas que se apresentaram com o Canarinhos do Itapety, o Coral Mil Vozes e a Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi nas edições da Expo Mogi, que celebra o aniversário de Mogi. Neste ano, os participantes dos três projetos, vinculados à Prefeitura da cidade, dividirão o palco com o cantor Daniel, em um show que será realizado amanhã, às 20 horas, no Pró-Hiper. O coral, composto por alunos da cidade, contará com 1.500 vozes.
A abertura do show ficará por conta, às 18h30, da dupla Vitor Viola & Vinícius. O espaço, onde a celebração do 455 anos está ocorrendo desde ontem e se estende até esta terça-feira, fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar. (A programação completa de hoje e amanhã pode ser conferida no quadro)
Considerada uma das ações mais antigas e bem-sucedidas de Mogi, o Canarinhos do Itapety foi fundado em 2002, sob coordenação da maestrina Solange Urbano. A iniciativa, que atende crianças e adolescentes de bairros periféricos, além de alunos das escolas da rede municipal de ensino, tem 13 anos de trajetória, utilizando a música como principal meio de transformação, estimulando a ética, a educação, a cultura e a socialização. Os resultados obtidos com a iniciativa são mostrados nas apresentações.
Para o show com Daniel, a responsável pelo projeto revela que houve um estudo das músicas do cantor.
"Inicialmente, fizemos um trabalho apenas com os coros envolvidos. Houve um estudo das partituras e das letras das canções que serão apresentadas. A primeira etapa ocorreu com os educadores da rede municipal de ensino de Mogi. Em seguida, as crianças e os adolescentes entraram em contato com a música. Por fim, os ensaios preparatórios, treinando a voz e a expressividade de cada integrante", revela Solange, que acredita que a música desempenha uma função importante no desenvolvimendo de uma criança.
Ainda de acordo com a maestrina, muito mais do que as próprias crianças, as famílias dos pequenos estão animadas com a apresentação. "Elas já conheciam algumas músicas e as famílias, quando souberam que a apresentação seria com o Daniel, ficaram muito empolgadas. As mães, especialmente, se sentirão contentes com o resultado. É uma forma de reconhecer o trabalho dos envolvidos na iniciativa", completa.