O universo infantil do programa Cocoricó, exibido pela TV Cultura, tomará conta do Cemforpe nesta quinta-feira com a estreia do musical "Cocoricando". Serão duas sessões às 9 horas e às 14h30. A iniciativa é baseada na atração e une os projetos Caminhando e Conhecendo e Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Ao todo serão seis dias de apresentações para mais de seis mil alunos creches e escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. As crianças farão uma verdadeira viagem musical pela fazenda, onde vivem os personagens do programa de tevê.
O público-alvo são alunos com idade entre 3 e 6 anos. O objetivo do projeto é promover a socialização envolvendo a emoção, estimular o senso crítico e contribuir para a melhoria da pronúncia das palavras, desenvolvendo a linguagem e a acuidade auditiva. "O musical surgiu da troca de ideias entre os profissionais da equipe do nosso departamento Pedagógico, responsável pelos projetos Pequenos Músicos e Caminhando e Conhecendo. Acredito que será uma experiência única para as crianças ao proporcionar esse primeiro contato deles com a música de uma forma lúdica", disse a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal.
Um cenário foi montado na entrada do auditório para que as crianças já entrem no clima da história, que terá como ponto alto a apresentação das músicas de sucesso do programa. Os alunos poderão tirar fotos para registrar esse momento. No palco, a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e Coral Pequenos Músicos da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, sob a regência do maestro Daniel Bordignon comandarão o espetáculo. Fazem parte do repertório as músicas "Nós", "Chuva, Chuvisco, Chuvarada", "Escravos de Jó", "Dente por Dente", "A Vó a Bordar", "Piquenique no Quintal", "Meu Querido Paiol" e "Cocoricó".
As próximas sessões do musical serão nos dias 8 de setembro, 7 e 14 de outubro e 3 e 10 de novembro. As datas já foram agendadas para alunos de escolas municipais e creches subvencionadas.