Professores animados, alunos empolgados, plateia ansiosa. Este foi o cenário do primeiro dia de apresentações da Mostra de Talentos - O Jornal em Parceria com a Educação. O evento foi realizado ontem no Complexo Educacional Poaense (CEP) José Antonio Bortolozzo, em Poá. A iniciativa reuniu os alunos, professores e gestores, além da equipe da Secretaria de Educação de Poá, que marcaram presença para prestigiar as apresentações de oito educadores, representando sete escolas, que se disporam a compartilhar as suas experiências com o Dat em suas aulas. O diferencial da edição deste ano nessa cidade foi a participação dos alunos, que também estiveram presentes, não só para acompanhar os colegas como também para se apresentarem. As oito turmas envolvidas deram um show, seja de forma artística ou expositiva, e mostraram que muita coisa boa tem sido feita com o apoio do jornal.
A professora Rosa Carina Bertoletti Cofani dos Passos, da Emeb Estância Hidromineral de Poá, apresentou o projeto "Paródia", desenvolvido pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Baseado em notícias veiculadas no jornal Dat, os alunos produziram suas próprias paródias e a interpretaram com uma encenação teatral. Ao todo, duas paródias foram compartilhadas com a plateia. "O evento foi bem proveitoso e, por isso, espero que ele continue nos próximos anos. A primeira apresentação abordou o abandono de crianças, que foi uma notícia publicada pelo Dat. O outro tema foi a dengue, assunto também presente no jornal. A organização das paródias foi feita pelos próprios alunos. Eles que decidiram os temas que seriam abordados e a forma que eles seriam trabalhados", explica a educadora.
Quem também compartilhou uma de suas experiências com o Dat foi a professora Ivete Gomes da Silva, da Emeb Subhi Alexandre Maluf. Ela desenvolveu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I o projeto "Dat na Sala de Aula". Por meio dele, as crianças passaram a fazer um trabalho aprofundado sobre as charges, uma das suas seções preferidas. As que chamam a sua atenção são as de política, e, a partir de então, estas passaram a ser lidas, interpretadas e discutidas em sala. Não só se aprofundaram sobre assuntos atuais como tiveram um estudo sobre política e como ela funciona. "Os alunos gostaram de trabalhar a charge em aula, porque ela é um recurso bem crítico. A experiência de eles terem se apresentado nesta mostra foi interessante, pois tiveram a oportunidade de levar às pessoas o que aprenderam em sala de aula",finaliza a professora.
Também participaram das apresentações as Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Professora Carolina Ribeiro, Claudio Leonel Justo, Estância Hidromineral,Walter de Almeida Monteiro, Antonio Francisco dos Santos e Cybele de Paiva Valsecchi.