Contos, fábulas, lendas, poesia, jogral. Um encontro regado com muitas histórias. Reais ou fictícias, a construção de cada uma delas aliando a sensibilidade, a sonoridade e a musicalidade da linguagem literária com a objetividade e realidade dos textos jornalísticos explorou a imaginação, a criatividade e a versatilidade dos professores da rede de ensino de Biritiba Mirim. Juntos, eles foram autores de histórias não só criativas, como também divertidas, e, ainda, atualizadas, fazendo uma diferenciada reflexão sobre os fatos divulgados nos últimos dias no jornal Dat. A formação, que reuniu os diretores das escolas que participam do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, foi realizada na última semana na Emef João Cardoso de Siqueira Primo.
As formações deste mês procuraram explorar as artes, e as dicas serviram de exemplos do tipo de atividade que pode ser explorada com os alunos e que são adaptáveis às apresentações culturais da Mostra de Talentos - O Jornal em Parceria com a Educação. Todas tiveram como base o veículo impresso. E, ao longo da sua realização, além da leitura e interpretação, trabalhou a produção textual. E, paralelamente, a dramatização, associando postura, desenvoltura e autonomia ao longo das apresentações. Sugestões que podem ser desenvolvidas com diferentes faixas etárias e várias turmas.
Atividades
Baseando-se em uma notícia divulgada no jornal, os participantes desenvolveram um conto coletivo. Porém, ao meio de um fato real, personagens e objetos inusitados foram incluídos na história, para dar margens à imaginação. Em seguida, as fábulas foram exploradas, destacando a sua importância de levar ao leitor uma moral. A partir daí, eles fizeram uma adaptação de uma matéria jornalística, transformando-a em fábula. Para completar, produziram um lenda, também com base em um fato registrado na região. Depois, criaram um jogral sobre um assunto que repercutiu na mídia. E, para finalizar, uma poesia com o tema: "A importância do jornal Dat na sala de aula". Todas as produções chamaram a atenção tanto das coordenadoras quanto dos participantes, que, mais uma vez, viram a verstilidade do jornal para trabalhar diversos gêneros textuais, e, por meio deles, desenvolver várias habilidades nos alunos e, ainda, explorar as suas inúmeras competências.