O presidente Jair Bolsonaro (PSL) confirmou, pelo Twitter, que o Brasil não terá o horário de verão este ano. A tendência é que a decisão se repita durante todo o mandato, mas isso ainda dependerá de novos estudos.
"Após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020", escreveu o presidente no Twitter.
Em entrevista mais cedo, Bolsonaro contou que a ideia surgiu por iniciativa do deputado João Campos (PRB-GO). Segundo o presidente, o parlamentar o procurou para fazer "um arrazoado para não ter horário de verão".
Pouco antes do anúncio oficial, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou a intenção do presidente. Segundo ele, além dos estudos técnicos, a decisão foi baseada numa pesquisa interna encomendada pelo Ministério de Minas e Energia que mostrou que 53% da população é a favor do fim do horário de verão.
Medalhas
Bolsonaro voltou a dizer, em cerimônia de cumprimentos e entrega de medalhas a militares no Palácio do Planalto, que "nunca sonhou" em chegar ao cargo que agora ocupa, mas que pede "inteligência e coragem" todos os dias para tomar decisões ao lado dos ministros. Também mencionou que o governo precisa tomar decisões que "muitas vezes contrariam interesses", mas a avaliação é que está no caminho certo.