O sonho do hexa se mantém firme. Sóbrio na defesa, eficiente no meio de campo e com Neymar decisivo no ataque, o Brasil bateu o México por 2 a 0, gols do camisa 10 e de Roberto Firmino, ontem, em Samara, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo. 
A vitória brasileira foi construída com um futebol bem jogado na segunda etapa e com Neymar em grande jornada.De novo, ele foi caçado em campo, mas desta vez resolveu responder com a bola no pé. Foi dele o primeiro gol e foi dele a assistência para o segundo.
Mas a vitória conquistada sem maiores contestações também foi sofrida. Debaixo de muito calor, o Brasil teve dificuldades para se impor diante do México, que passou a maior parte dos primeiros 20 minutos no campo ofensivo, empurrando as linhas de defesa do Brasil. Tamanha presença ofensiva, contudo, não representou chances claras de gol ao México. A defesa do Brasil mais uma vez esteve segura, muito pela liderança de Thiago Silva.
O futebol que o Brasil não conseguiu desenvolver na primeira etapa surgiu logo nos primeiros toques de bola na segunda. Teve, para isso, a participação decisiva de seus principais jogadores de frente. Willian, que vinha tendo atuações irregulares até então, foi o "foguetinho" que Tite tanto enaltece. Coutinho foi o articulador. E Neymar foi o que se espera dele: o diferencial
Partiu do camisa 10 brasileiro - que acabaria merecidamente sendo escolhido o craque da partida - o início e o fim da jogada que culminou no primeiro gol brasileiro. Aos 6, ele deu passe de calcanhar para Willian na entrada da área, correu para a pequena e recebeu de volta para vencer o excelente goleiro Ochoa. E, aos 43, foi acionado pelo lado esquerdo por Fernandinho e tentou tocar rasteiro no canto esquerdo de Ochoa, que ainda tocou com os pés nas bola, mas ela sobrou para Firmino, que acabara de entrar, tocar para o gol vazio, fazer 2 a 0 e sacramentar a classificação brasileira.
Quartas de final
Agora, contra a Bélgica, o Brasil voltará a campo na próxima sexta-feira, às 15 horas (de Brasília), em Kazan, pelas quartas de final.