Enquanto a equipe principal se preparava para a partida contra o Leones de Quilpue, do Chile, na Liga das Américas, no último domingo, 160 jovens tentavam uma oportunidade de fazer parte da equipe sub-19 do Mogi das Cruzes/Helbor no Ginásio Hugo Ramos. Eles vieram de todas as partes do País em busca do sonho de entrar em um time e se tornarem atletas profissionais no futuro. Dezoito deles foram pré-selecionados e passarão por uma nova avaliação.
"Recebemos jovens de Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e muitos do interior de São Paulo. Mogi das Cruzes se tornou uma referência no basquete nacional e eles querem fazer parte da equipe", explica Caio Bueris, técnico do sub-19 e responsável pela seleção.
A seletiva ocorreu das 10 às 14 horas do último domingo e os jovens foram divididos em dois grupos: os federados (que já disputam campeonatos das Federações de Basquete) e os iniciantes. Na primeira parte do trabalho, Bueris observou os que tentam uma oportunidade pela primeira vez, a maioria da cidade e da região. Na outra, a análise foi sobre os federados. "Nós pegamos três meninos de Barueri, dois de Jundiaí, dois de Minas Gerais, um de Poá e o restante de São Paulo. São três armadores, três pivôs e 12 laterais. Desses, nós devemos ficar com cinco para compor o nosso grupo", adverte Bueris.