A Seleção Brasileira de Futebol de Amputados já está em Guadalajara, no Mexico, onde irá disputar a III Copa América. A Associação Brasileira de Deficientes Físicos (ABDF), entidade máxima que organiza e representa a modalidade no País, começou os preparativos em março, com a sua primeira fase de treinamento. A Copa América tem início no dia 22 e termina no dia 29 , com jogos em Guadalajara e San Juan. Os países confirmados são Brasil, Argentina, Colômbia, México, Costa Rica, El Salvador, Haiti e Gana, time convidado.
Nessa temporada, o craque da seleção e do time Corinthians/Mogi, Rogerinho Almeida, além de atleta e vice-presidente da ABDF, adotou uma nova filosofia de trabalho. "Nos últimos anos, a seleção brasileira não estava conseguindo se preparar como deveria e novos atletas eram pouco avalidados. Agora, as oportunidades aumentaram, com a implantação dessa nova filosofia de trabalho. Mesmo sem muitos parceiros, conseguimos realizar cinco fases de treinamentos ao longo no ano em Mogi das Cruzes", disse Rogerinho, ao reforçar a evolução de muitas seleções na última edição do Mundial. "Tivemos parcerias com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Instituto Só Vida, que abraçaram a causa e conseguimos realizar essas cinco fases de treinamentos. Ao todo, mais de 75 atletas foram avalidos e conseguimos fechar o grupo após a comissão técnica avaliar os jogadores dentro e fora de campo, além das três competições nacionais que também conseguimos realizar (Copa do Brasil , Campeonato Paulista e o Brasileiro), que serviram de base para que os atletas tivessem uma oportunidade de jogar pela seleção".
A seleçãop brasileira é a atual bicampeã mundial. Do grupo formado para disputar esta nova edição do Mundial, somente Ademir, Rogerinho e Edivaldo são bi-campeões. Digo e Rene ganharam um titulo tambem. Os demais atletas irão disputar pela primeira vez um torneio internacional .
"Vamos passar nossa experiência aos novatos, mas esses atletas já estão acostumados a decisões", contou Rogerinho.
Cinco times cederam atletas para a seleção: Andef (Rio de Janeiro), AMDA (Minas Gerais), VIla Nova (Goiânia), Instituto Só Vida e Corinthians/Mogi (São Paulo).