O Mogi das Cruzes/Helbor fez o que precisava para tentar conquistar uma vaga na final da Sul-Americana de Basquete: vencer o Franca. A partida foi 83 a 64, no entanto, os mogianos dependiam de uma vitória do Guaros de Lara sobre o San Martín, o que não aconteceu. Os argentinos fizeram um segundo tempo melhor e conquistaram a vaga na final contra o Brasília.
No jogo do Mogi/Helbor, os destaques foram o pivô Lucas Mariano, com 16 pontos, o ala-pivô Tyrone (15 pontos), o ala Shamell (14), o pivô Gerson (11) e o armador Larry Taylor (11).
O time ainda tem chances de ir para a Liga das Américas caso o Brasília seja campeão sul-americano, pois assim os mogianos ficam com a vaga do Limeira, que não disputa o NBB (Novo Basquete Brasil) nesta temporada.
O jogo
O jogo começou apertado para o Mogi das Cruzes/Helbor, que aos poucos foi buscar o placar e encostou no Franca, com 12 pontos anotados só pelo ala Shamell. Ao final do primeiro quarto, 21 para os mogianos a 23.
No segundo quarto o Mogi das Cruzes/Helbor começou abrindo 9 a 0 e passou à frente no jogo, terminando o período com uma boa vantagem: 41 a 33 (parcial de 20 a 10).
O Mogi das Cruzes/Helbor voltou do intervalo com superioridade e foi melhor durante todo o terceiro quarto. Com isso, a equipe abriu 23 pontos de diferença: 67 a 44 (parcial de 26 a 11).
A equipe mogiana administrou sua vantagem no placar durante o último quarto e, apesar de os francanos pontuarem mais no período, o resultado não interferiu no final do jogo. Parcial de 16 a 20.