O Mogi das Cruzes/Helbor venceu o seu primeiro adversário na Liga Sul-Americana de Basquete, o Deportes Castro, do Chile, por 98 a 63, em partida disputada na noite de ontem no Ginásio Hugo Ramos, no Mogilar. O time de Paco García dominou todo o jogo e fez uma bela estreia no campeonato, com boas jogadas e um show da torcida, que ecoou no "Hugão" durante os 40 minutos. Hoje, os atletas mogianos entram em quadra para enfrentar o Trouville, do Uruguai. A partida está marcada para às 20 horas, no Ginásio Hugo Ramos.
No jogo de ontem, os destaque do Mogi/Helbor foram o pivô Paulão Prestes e o capitão Guilherme Filipin, ambos com 15 pontos, seguidos pelo pivô Lucas Mariano com um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes), pelo ala-pivô Tyrone (11) e pelo ala Shamell (10).
"A única forma de respeitar o jogo é fazer o nosso trabalho. Se o Deportes Castro está aqui é porque fizeram um bom trabalho na liga chilena. Nós tentamos fazer um jogo sério, respeitar o máximo o trabalho dos chilenos e, logicamente, também guardar um pouco os atletas para os seguintes jogos", explica o técnico Paco García, que aproveitou para colocar um dos jogadores do Sub-19 em quadra, o pivô José Mauro.
Autor de oito pontos e sete rebotes em sua estreia na Liga, José Mauro, apesar do nervoso ao entrar em quadra, fez uma boa partida. "É um aprendizado e uma grande oportunidade disputar um campeonato internacional. A gente só tem a aprender jogando com os atletas mais velhos, que nos ajudam e nos passam informações."
O capitão Guilherme Filipin confessa que todos previam que essa partida seria um pouco mais fácil do que as demais, mas ainda assim todos tinham como tarefa respeitar os adversários. "O objetivo era jogar sério até o final para evitar lesões e desconfortos. Agora é descansar e pensar no próximo jogo. Nós sabíamos que seria mais fácil, mas eles também têm méritos."