"A arte não reproduz o visível, o faz visível". Esta frase do pintor e poeta Paul Klee retrata a importância da arte para o desenvolvimento pessoal e social. É com esse pensamento que foi criada a Associação Cultural Opereta (ACO), que utiliza a cultura como principal mecanismo de educação e visão de mundo. Completando 21 anos de existência hoje, dia 30 de julho, a ACO oferece eventos, oficinas e encontros culturais que buscam expandir o universo artístico para toda a população de Poá e região. O espaço é sediado na rua Doutor Emilio Ribas, 168, Vila Sopreter. Mais informações pelo telefone 4638-2700.
Formada por Cláudio Domingos Fernandes, Geraldo Garippo, Lidiane Santos, Luciene de Azevedo e Marco Senna, a ACO surgiu da junção do grupo Terra Nova e integrantes de um projeto cultural que realizava trabalhos em regiões carentes de Calmon Viana, na década de 1990. "Especialmente para o Dia das Crianças, os grupos se uniram na realização de um espetáculo chamado 'Opereta' contando a história de São Francisco de Assis, que traz a simplicidade em primeiro lugar, o que é justamente o ideal do grupo", explica Senna. Segundo ele, o projeto foi tão bem aceito, que a parceria se prolongou. Por questões financeiras, a proposta inicial não vingou, mas, a ideia de proporcionar acesso cultural para a população ainda existia e, assim, foi fundada a associação.
Durante todo o ano, a Opereta prepara uma série de eventos, visitas e peças culturais em seu espaço. Entre os principais projetos deste ano, está a reinauguração da biblioteca comunitária. "Contamos com cerca de dois mil livros. O espaço deve entrar em funcionamento em breve", afirma o fundador.
Em agosto, o centro cultural está repleto de atrações. "Iremos receber visitas de parceiros", revela Senna. A programação pode ser acessada no site http://acopereta.blogspot.com.br/ ou na fan page Associação Cultural Opereta.