Tradicionalmente, chama-se de tailleur (pronuncia-se talhêr) o conjunto feminino de saia e paletó, frequentemente confundido com o terno (ou terninho) que forma a combinação de calça e paletó. Considerado a vestimenta mais clássica do guarda-roupa feminino, o tailleur surgiu por volta do século XII.
Já no século XX, com as saias mais curtas e menos armadas, e calças, o que foi uma grande evolução do traje, Coco Chanel revoluciona mais uma vez ao propor tailleurs com saias mais soltas e fluidas a partir da cintura para permitir movimentos de charleston e foxtrote, danças populares da década de 1920.
Os tailleurs ou casaquetos femininos são peças muito práticas que podem ser usadas em todas as estações do ano. Podem ser utilizadas em visuais monocromáticos ou também em uma mistura de peças diferentes, são muito versáteis e proporcionam elegância e sofisticação ao visual.
A moda retorna o tailleur, um best-seller que está presente em tantas ocasiões diferentes. Ao escolher o modelo ideal a você, opte por aquele que se adequa ao seu "physique". O tailleur sempre foi sinônimo de elegância e classe, associado à imagem masculina.
Aliás, os terno mais famosos dos filmes eram os usados por Sigourney Weaver e Melanie Griffith em "Working Girl". Mais recentemente temos visto a bela Olivia Pope, uma advogada da série "Scandal", estrelada por Kerry Washington, que se tornou um ícone de estilo com o seu decote alto emparelhado com os ternos.