Paulo Quaresma, para o Portal News
As varizes também fazem parte da lista de queixas das gestantes. As mulheres são mais acometidas: elas sofrem três vezes mais comparando com os homens devido aos hormônios femininos. Apesar de as varizes serem consideradas como um problema estético para muitas mulheres trata-se de uma doença crônica que pode piorar progressivamente caso não seja tratada.
De acordo com o Angiologista Dr. Ary Elwing (CRM-22.946, www.aryelwing.com.br), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, as mudanças hormonais ocorridas na gestação favorecem para o quadro das varizes. “As varizes surgem quando as veias se dilatam e ficam tortuosas marcando a pele. Na gravidez, o crescimento do útero pode piorar o problema”, afirma.
Por que as grávidas têm mais varizes?
Na gravidez também ocorre o aumento do abdômen da mulher fazendo uma pressão nos vasos da pelve e causando o aumento dos vasos pélvicos e também os das pernas. “Aumento da produção de progesterona e de peso faz com que aconteça uma dilatação das veias gerando novas varizes e fazendo crescer as existentes”, diz o Dr.Ary.
Não é à toa que muitas mulheres ficam preocupadas com as varizes na gravidez e querem fazer tratamentos. “Quem está fazendo tratamento para varizes antes de engravidar e ficou sabendo da gestação há pouco tempo deve interromper imediatamente”, explica o angiologista.
O ideal é esperar o nascimento do bebê para iniciar o tratamento para se livrar das varizes. “A maioria dos casos as varizes tendem diminuir após seis meses depois do parto devido à estabilidade hormonal”, ressalta o médico.
Após a gestação, a mulher pode procurar um angiologista para iniciar o tratar as varizes. Existem três técnicas: laser, escleroterapia, que são injeções, e resfriamento da pele.
É possível evitar as varizes?
A melhor forma de prevenir as varizes é praticar exercícios físicos, controlar o peso e fazer o uso de meia elástica. “Em relação à atividade física a gestante deve pedir orientação ao seu médico para não ultrapassar o seu limite. O exercício facilita a circulação do sangue nas pernas”, esclarece o Dr.Ary.
Além disso, massagens como a drenagem linfática manual também melhora o fluxo sanguíneo.
O uso de meias elásticas sob orientação médica também pode ser incluídas na prevenção de varizes. “As meias evitam o edema e ajudam no direcionamento do sangue das veias superficiais para as profundas promovendo a volta do sangue ao coração”, frisa o especialista.
A meia elástica é indicada no segundo trimestre da gestação. Ela deve ser colocada pela manhã e retirar antes de dormir. Vale ressaltar que o uso incorreto da meia pode piorar e não melhorar o quadro das varizes.
Outra dica é não usar sapatos salto alto e optar pelos confortáveis entre 3 cm e 5 cm de altura para estimular a musculatura da panturrilha auxiliando na circulação do sangue nas veias.
E evite permanecer sentada ou em pé por mais de 40 minutos. Se houver edema, procure repousar e procure o médico.
Sobre o especialista
Angiologista Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser
Site - www.aryelwing.com.br