Carnes gordas como lombo, pernil, peru, rabanada, frutas secas, panetone e sobremesas cheias de açúcar fazem parte de uma boa ceia de Natal. Se você está fazendo dieta, não precisa abrir mão das tradições natalinas, mas também não pode devorar tudo o que vê na mesa. Com algumas trocas inteligentes é possível fazer uma ceia com alimentos menos calóricos e assim garantir a forma para aproveitar a praia, a piscina e tudo o que o verão proporciona de melhor.
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso (www.healthme.com.br), a solução para quem está de dieta é substituir um ceia calórica e gordurosa por uma mais saudável. "Uma alternativa é apostar em alimentos termogênicos, que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico", explica.
Não basta consumir os termogênicos acreditando que vai acontecer um milagre de Natal e você vai emagrecer. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. "Para uma ceia termogênica, você pode optar por receitas que utilizam pimentas e gengibre, como tender ao molho picante - temperado com mostarda e gengibre, arroz integral com brócolis, grão de bico temperado com curry", sugere o nutrólogo.
Trocas inteligentes
Se você não quer ficar mais "gordinha" no final do ano, comece substituindo os alimentos calóricos na sua ceia de Natal. "Evite as receitas compostas de alimentos inflamatórios -
os que contêm gordura trans, açúcar e farinha branca", afirma o especialista. Descubra como trocar os alimentos. 
Carnes
O tender é uma carne saborosa, porém, calórica. "Um tender de 200 gramas, ou seja, duas fatias generosas equivalem a 450 calorias. Além disso, ele contém quantidades de colesterol e gorduras saturadas", ressalta o Dr. André. Troque o tender por carnes magras, como peru, peixes, aves ou frango. Já o pernil deve ser consumido com moderação, pois também apresenta quantidades de colesterol que em excesso pode comprometer a saúde. O lombo é o mais saudável dos cortes suínos, por conter menores quantidades de gorduras e calorias. O peru (sem pele), por sua vez, também pode ser consumido sem peso na consciência. Duas fatias correspondem a 170 calorias, além de ser uma fonte de proteína e ferro.
Arroz com frutas secas
Um prato com 100 gramas de arroz com uvas passas e creme de leite tem 317 calorias. "Opte pelo arroz integral com vegetais que não sejam em conserva, como cenoura e vagem, que possuem mais vitaminas, minerais e fibras", recomenda Veinert.
Saladas
A salada de maionese, por exemplo, tem 140 calorias. Ela é uma boa opção de carboidrato, mas não a consuma com batata sautê e evite o arroz e as massas.
Farofa
Evite a farofa feita com ovos e bacon. "O bacon é um embutido rico em gorduras saturadas que em excesso proporciona doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade", alerta o nutrólogo. Uma boa opção é fazer uma farofa com ameixas pretas, que contém 108 calorias.
Rabanada
Esta opção não é nenhum pouco saudável. "A receita da rabanada contém alto teor de gordura e açúcar, além de ovo, farinha e óleo, que, quando se unem, detonam qualquer dieta. Para você ter uma ideia, uma fatia pode chegar a 310 calorias",comenta o Dr. André. Opte pela versão assada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar.
Panetone
Tanto o panetone como o chocotone são calóricos e contém alto teor de sódio e conservantes químicos. "Uma fatia de panetone ou chocotone tem 320 calorias", destaca o nutrólogo. Troque-os por uma fatia de manjar branco, que contém 72 calorias.
Bebidas
Evite as bebidas alcoólicas, pois também são calóricas. Opte por sucos de frutas.