A Mostra de Cinema Itapety, em Mogi das Cruzes, comemora o sucesso com 668 filmes recebidos, vindos de todo o Brasil. O que era para ser um evento com 40 filmes, se transformou na exibição de 148 obras, sendo 5 longas-metragens e 143 curtas, divididos entre a mostra competitiva e a mostra paralela, além de oficinas, palestras e a presença de artistas de relevância nacional que apresentarão um panorama de suas produções. Haverá sessões com tradução em LIBRAS.
Para exibir todas estas produções e atividades os espaços também se multiplicaram e o público poderá conferir as sessões nos seguintes espaços: Theatro Vasques, Pipa Hub, Cemforpe, Cempre, EM Marlene da Silva Maldonado, Ong Jabuti, Vila Dignidade, Abomoras, Ong Missão Intensidade, Cursinho Maio de 68, SAT- Taiaçupeba, Ginásio de Paradesporto e Centro Universitário Braz Cubas.
O objetivo dos produtores Paulo Ferreira, Priscila Nicoliche e Rodrigo Campos é levar a Mostra para o maior número de pessoas, tendo diversidade de público, sendo assim, haverá seleções de filmes para crianças e adolescentes, idosos, público LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, universitários, mas, sobretudo, para todos os amantes da 7ª arte.
Os produtores estimam que o grande número de filmes recebidos e o interesse dos lugares em receber o evento se deve aos investimentos do governo feito no setor nos últimos anos, contando entre eles, a Lei Paulo Gustavo, que financia a Mostra de Cinema Itapety e que fomentou centenas de produções pelo Brasil. Destaque também para as conquistas do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, que entre outros prêmios trouxe o 1º Oscar para o Brasil. Tudo isto desperta o interesse das pessoas que cada vez mais querem se ver na telona. E é isto que a Mostra trará ao público: um pouquinho de Brasil, com diversidade de temas, olhares, estéticas e narrativas.
Atividades formativas
Além dos filmes, a Mostra de Cinema Itapety fará uma série de atividades visando a formação e aprimoramento em diversos campos do audiovisual. São elas: Linguagens, narrativas e direção cinematográfica, com Rodrigo Campos (dias 19 e 21/05- 19h as 21h30), Produção audiovisual com Paulo Ferreira e Evandro Maia (dias 26, 27 e 28/05- 19h as 21h30), palestra ‘Direitos autorais e IA’ com Mateus Weber (advogado, Mestre e Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dia 20/05 – 19h), palestra ‘Possibilidades no Mercado Internacional’ com Thiago Vieira/SEBRAE-SP (dia 27/05 – 19), palestra ‘Captação de áudio’ com Diego da Costa (dia 28/05- 19). Todas estas atividades acontecerão na Universidade Braz Cubas – Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 1233- Vila Mogilar.
Presença VIP
A primeira edição da Mostra de Cinema Itapety homenageará duas figuras importantes para o cinema nacional: o diretor Jorge Bodansky, com 35 filmes em sua trajetória, e Zezita Matos, atriz com mais de 40 trabalhos no cinema e televisão.
Bodansky, de 82 anos, é um renomado cineasta brasileiro, que acumula 35 filmes. Desses, nove foram produzidos durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985. Na época, ele viajou principalmente pelas regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de documentar a violência no campo, as injustiças sociais e a devastação ambiental. Ele participará do evento no dia 23, no Theatro Vasques, onde será exibido seu documentário "Utopia Distopia".
No dia 31 de maio, data que também marca a premiação e o encerramento do evento, também no Vasques, a Mostra receberá Zezita Matos, atriz nascida no interior da Paraíba e que entre cinema e televisão, soma mais de 40 trabalhos. Sua estreia nas telas foi como figurante no filme "Menino de Engenho" (1965). Na TV, ganhou notoriedade ao interpretar Piedade na novela "Velho Chico" (2016).
No cinema, a atriz teve papéis de destaque como Laura, em "Mãe e Filha" (2012), Das Dores em "A História da Eternidade" (2015) - pelo qual venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Paulínia - e Tereza em "Deserto Particular" (2021). Em 2020, foi aclamada pela crítica por sua atuação como Chiquinha no filme "Pacarrete", papel que lhe rendeu uma indicação ao Grande Otelo de Melhor Atriz Coadjuvante e a vitória no Prêmio Guarani na mesma categoria.
Para conferir os filmes e atividades, datas e locais de exibição acessar o perfil do Instagram: @mostraitapety