Itaquaquecetuba vai sediar nesta quinta (25) e sexta-feira (26), o seu 1º Congresso de Habitação e Regularização Fundiária para fomentar o debate sobre moradia digna, política habitacional e regularização fundiária.

O evento promovido em parceria com o Instituto Habita vai reunir especialistas, gestores públicos, profissionais do setor e a sociedade civil no Moviecom Páteo Itaquá (avenida Ítalo Adami, 1.809 – Vila Zeferina), das 9h às 17h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação conta com palestras, painéis e mesas de debate que abordarão temas urbanísticos, jurídicos e sociais, trazendo conteúdos técnicos e experiências de sucesso adotadas pelos municípios, com foco na aplicação prática e na inovação.

Na abertura, estarão presentes o prefeito Eduardo Boigues, a secretária de Habitação, Angela Quirino, e o presidente do Instituto Habita, Lourenço Andreatta. A lista de palestrantes inclui nomes como Candelária Reyes, secretária executiva do Cidade Legal, Filomeno de Abreu, membro do Ministério das Cidades, José Police Neto, subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, e Fernando Marangoni, deputado federal. A programação está disponível em institutohabita.com.br/chrfitaqua. No mesmo link também é possível se inscrever para participar.

“A regularização fundiária é uma das principais ferramentas para garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social, e esse congresso é uma oportunidade para a troca de experiências e construção coletiva de soluções para transformar a realidade de milhares de famílias que ainda vivem em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária de Habitação, Angela Quirino.

O evento é direcionado a gestores públicos, profissionais das áreas de habitação e urbanismo, acadêmicos, estudantes, lideranças comunitárias e todos que buscam contribuir para o aprimoramento das políticas habitacionais e para o desenvolvimento urbano sustentável.

“Queremos fortalecer o diálogo entre o poder público, especialistas e a sociedade civil para avançarmos em políticas habitacionais eficazes. O congresso chega para reforçar esse compromisso, trazendo especialistas de todo o país para debater soluções inovadoras e viáveis para Itaquá e para o Brasil”, completou o prefeito Eduardo Boigues.