A Câmara de Suzano votará nesta quarta-feira (3), às 18 horas, um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Atenção à Saúde da Mulher com Endometriose. A propositura é de autoria do vereador Artur Takayama (PL). De acordo com o projeto, o programa visa prevenir, diagnosticar e tratar a endometriose, bem como oferecer suporte às mulheres acometidas por essa condição.
São objetivos do programa promover campanhas de conscientização sobre a endometriose, seus sintomas e impactos na saúde; realizar eventos educativos e treinamentos periódicos para promover a capacitação contínua dos profissionais da rede municipal de saúde; garantir acesso aos exames e tratamentos necessários; disponibilizar suporte multidisciplinar, com acesso a psicólogos, nutricionistas e outros profissionais que possam contribuir para a qualidade de vida dos pacientes; garantir a aquisição e distribuição de medicamentos, exames e insumos para o tratamento de endometriose.
Na justificativa do projeto, Takayama explica que a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil no Brasil e pode causar “dor crônica, infertilidade, comprometimento da qualidade de vida e outros problemas”. Para ele, um programa municipal de atenção à saúde da mulher com endometriose “é fundamental para garantir acesso a um tratamento adequado, melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto da doença nas mulheres e na sociedade”.
Também será votado amanhã um projeto de lei complementar que revoga os artigos 11 e 12 da lei complementar 350/2020, de autoria do Executivo.
EDP
Funcionários da EDP Suzano, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica no município, reuniram-se na manhã de terça-feira (2) com os vereadores, na sede do Legislativo, para apresentar uma devolutiva dos apontamentos feitos durante audiência pública realizada na Casa de Leis em 15 de abril.
A reunião foi conduzida pelo vereador Jaime Siunte (Avante), que preside a Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente, e contou com a participação dos parlamentares André Dourado (PT); André Marcos de Abreu (PSD), o Pacola; Artur Takayama (PL); Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame; Dirceu Carlos da Silva (Republicanos), o filho do Carlão da Limpeza; Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo; Josias Ferreira Silva (PcdoB), o Josias Mineiro; Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG; Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena; José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; e Rogerio Castilho (PSB).
Um dos assuntos tratados no encontro foi a quantidade de fios de empresas de internet que compartilham os postes da EDP e que são desligados sem ser retirados, podendo causar acidentes em transeuntes, motos ou veículos. Também foi questionado sobre o atendimento a bairros da zona rural em épocas de chuva.
Estavam presentes na reunião pela EDP Thiago Lafalse, gestor de Poder Público da EDP; Gledson Ricardo Moreira dos Santos, gestor de Operações da EDP; Renata Faedda, analista de Poder Público da EDP; e Vagner Dias, engenheiro da área de Compartilhantes da empresa.